Decoração

5 tendências de decoração da Salone del Mobile deste ano

Compartilhe nas redes sociais:

Acompanhar as tendências de decoração da Salone del Mobile, feira que ocorre em Milão, é excelente para se atualizar na área. Por isso, hoje trazemos alguns dos principais pontos mostrados nela para você ficar inteirado e se inspirar.

A 60ª edição do evento aconteceu no último mês de junho, entre os dias 7 e 12, e reuniu mais de 2.000 expositores. A pauta ecológica e o design criativo oferecendo conforto e acolhimento aos espaços foram temas importantes.


Entre as tendências mostradas, novas cores e conceitos minimalistas estiveram presentes. Tudo isso, para dar o tom do que vai ser moda daqui para frente.


Que tal saber mais? Confira a seguir:

Principais tendências de decoração da Salone del Mobile

Estas foram as principais tendências de decoração da Salone del Mobile deste ano:

1- Cores vibrantes

A feira trouxe os tons vibrantes para o foco, como forma de conferir mais alegria aos ambientes. Leva-se em consideração, por exemplo, que recentemente o mundo passou por muitas mudanças em função da pandemia.

Com isso, as pessoas começaram a passar mais tempo em casa. Por consequência, o lar se tornou um espaço que pede mais atenção.

Entre as tendências de decoração da Salone del Mobile, o azul, o amarelo, o verde e o magenta, cores fortes, se destacaram.

Além desses pontos, a propósito, vale lembrar de que há novidades na área! É o caso da nova cor do ano na decoração, anunciada pela Pantone: a Very Peri, que lembra aspectos de lilás.

2- Elementos que imitam a natureza

Outro ponto apontado foi o uso de elementos que remetem à natureza na decoração. Essa é mais uma estratégia de levar leveza aos cenários e sensações mais agradáveis.

Com papéis de parede que imitam aspectos como a fauna, por exemplo, leva-se mais vida aos espaços.

O formato de alguns móveis, lembrando também elementos naturais, como flores, contribuem para que esse visual seja valorizado.

Estampas de animais completam as possibilidades de ilustração a partir dessa ideia.

3- Peças multifuncionais

Mais uma das tendências de decoração da Salone del Mobile consiste no uso de peças multifuncionais. Elas ajudam a ganhar espaço e utilidade nos locais, além de combinarem bem com a moradia quando bem escolhidas.

Uma possibilidade também é o design de móveis para aproveitar espaço e disfarçar elementos. Stefano Boeri apresentou uma ilha, em sua cozinha Oasis, que escondia fogão, geladeira e lava-louças com uma bancada.

Essa ideia de “tudo em um” podendo “esconder” o que tem ali é ótima para quem quer um espaço que pareça mais amplo e “limpo” sem perder a comodidade desses itens.

4- Cozinhas minimalistas

Elas estão caindo no gosto das pessoas, e não é de hoje! Nas tendências de decoração da Salone del Mobile, também foram destaque!

As cozinhas minimalistas trazem um conceito de elegância unido ao básico no estilo “menos é mais”.

Cozinhas com bancada também podem ser decoradas no modelo minimalista agregando funcionalidade e personalidade ao cômodo.

O ar prático e simplista delas conquistam muitos olhares por serem uma referência clean.

Os tampos conservaram a tendência de uso de pedras, enquanto as ferragens apresentaram tecnologia, e os puxadores mantiveram-se, em boa parte, nas opções discretas, muitas vezes invisíveis, combinando com o padrão de visual limpo.

5- Itens para relaxamento

Por fim, pôde-se ver a presença de elementos que serviam para relaxamento e ao mesmo tempo que davam um toque despojado aos locais.

É o caso de bancos, os quais podem servir como balanço, que unem design moderno para oferecer opções derelaxamento e descontração, sem abrir mão do quesito estético.

Desse modo, esses itens podem se “camuflar” nas construções, figurando apenas como uma simples peça de decoração. No entanto, guardam uma funcionalidade a mais que pode ser uma distração e uma atração em cômodos como a sala. 

Gostou de saber quais foram as principais tendências de decoração da Salone del Mobile deste ano? Aproveite para baixar nosso Guia de Tendências: acabamentos e iluminação para 2022 e 2023 e fique ainda mais por dentro de novas ideias para os próximos meses também.