Arquitetura

Revestimento para fachadas: tipos e inspirações para o seu projeto

Compartilhe nas redes sociais:

A fachada é a primeira impressão que você possui sobre uma casa. É ela que demonstra a personalidade de quem mora naquele lugar.

Por este motivo, é preciso ter muita atenção na hora de projetar essa área externa e escolher um revestimento para fachadas que agrade o cliente.

A escolha do material pode variar conforme a textura, cor e forma desejada. Além de, claro, considerar o orçamento do projeto.

Mas, a boa notícia é que o revestimento pode ser feito no muro, parede, coluna, ou apenas em forma de detalhe. Saiba mais sobre os tipos e como escolher os revestimentos ideais para fachadas agora!

Como escolher o tipo de revestimento para fachadas?

Essa é uma etapa muito importante para um projeto, pois definirá qual é a mensagem que a sua construção quer passar.

Imagine que o seu objetivo é um revestimento rústico, mas a escolha do material para a fachada é porcelanato. Não há muita ligação com seu foco, não é mesmo?

Por isso, é preciso considerar diversos detalhes na hora de escolher o revestimento ideal, como:

  • modelo e estilo do projeto;
  • ambientação;
  • se há cobertura em balanço ou semelhantes;
  • orçamento;
  • durabilidade e resistência.

Além disso, é importante é considerar o tempo e temperatura da região, para que o revestimento dure a longo prazo. Por exemplo, se a casa será construída em uma cidade que chove muito e o revestimento escolhido for o tijolo, a durabilidade da fachada provavelmente será menor.

É indispensável pensar em todos os aspectos que envolvem a definição de uma fachada antes de escolher qual projetar. Será esse cuidado que fará o seu cliente amar o projeto de primeira!

Inspirações de revestimento para fachadas

Há muitas opções de revestimentos para fachadas, que atendem todos os estilos e gostos. Mas, destacamos os principais tipos e os mais ecléticos nos tópicos abaixo.

Pedras naturais

As pedras naturais são ótimas para diversificar qualquer projeto. Isso porque existem diferentes tipos delas que são usadas como revestimento.

Os mais comuns que encontramos no mercado são:

  • polidas;
  • em mosaicos ou filetes;
  • canjiquinha;
  • miracema;
  • pedra ferro.

Elas são uma excelente opção para quem procura durabilidade e fácil manutenção. As pedras de revestimento para fachadas não costumam demandar grandes cuidados ou limpezas frequentes. Além disso, são muito resistentes por natureza.

3D

Esse tipo de revestimento deixa a área externa com muita personalidade. Eles conseguem ser versáteis e agradar aos diferentes gostos dos clientes.

Suas texturas são encontradas de diversas formas, como exemplo o PET, PVC e cimento. Também há variação nas cores, mas são vendidas na sua maioria em tons claros.

Para manutenção é possível pintá-los para retomarem a cor de origem, facilitando os cuidados. Além disso, o custo-benefício dos revestimentos 3D é excelente, sendo uma ótima opção para aquele seu projeto que está com o orçamento apertado.

Madeira

A madeira, além de ser um revestimento duradouro, também consegue transitar entre diferentes estilos de arquitetura. Combina com praticamente todos os materiais de fachadas, podendo ser um complemento de detalhe ou na fachada inteira.

Um ponto importante sobre a madeira é a impermeabilização dela, além do verniz para deixar brilhante e reluzente. Para esses cuidados, é preciso acompanhar o estado do material, verificando eventualmente se há apodrecimento ou foco de cupins.


Leia também: 5 formas de aplicar revestimento em madeira na decoração.

Tijolo

Os tijolos são excelentes opções para aqueles clientes que gostam de algo simples e de personalidade. Seu estilo rústico deixa qualquer ambiente mais acolhedor e aconchegante.

Esse material, em sua maioria, é encontrado nos clássicos tons alaranjados. Porém, saiba que é possível investir em tijolos de diferentes cores, trazendo assim um diferencial para o seu projeto.

Eles possuem uma ótima durabilidade, mas é preciso escolher uma mão de obra especializada para garantir que a sua fachada se manterá intacta por muito tempo.

Porcelanato

Por último, mas muito conhecido, o porcelanato. Ele destaca um conceito de elegância e luxo, por isso costuma ter um preço mais elevado.

Uma ótima opção de substituiçãoé a cerâmica. Ela é encontrada com valores mais baixos, mas mesmo assim se mantém semelhante ao porcelanato.

Independente da sua escolha, os dois materiais são muito resistentes e possuem impermeabilidade, além de auxiliarem no controle da temperatura da casa.

Agora que você sabe os tipos de revestimentos para fachadas, que tal saber de mais dicas e inspirações para auxiliar você na tomada de decisão dos seus projetos? A newsletter da WEG Tomadas traz diversas informações sobre o mundo da arquitetura e design para você. Para assinar ela, é só clicar aqui!