Arquitetura

Quais são as etapas de um empreendimento imobiliário?

Compartilhe nas redes sociais:

Um empreendimento imobiliário passa por diversas etapas até a entrega das chaves para os seus compradores. Essas etapas exigem estudos, planejamento e acompanhamento para que o projeto saia do papel e seja realizado da maneira desejada.

Para que o empreendimento imobiliário tenha o resultado desejado e seja de qualidade do início ao fim, muitos profissionais estão envolvidos nesse processo. Cada empreendimento tem suas características únicas; por isso, seguir todas as etapas é fundamental.

Neste post você vai conhecer as principais etapas de um empreendimento imobiliário, desde o estudo da área até a pós obra. Confira!

Quais são as etapas de um empreendimento imobiliário?

Confira abaixo as etapas que um empreendimento imobiliário segue até a entrega das chaves aos compradores:

A primeira etapa é a realização de um estudo da área para saber se é um local viável para o projeto. O engenheiro responsável pela obra analisa fatores como:

  • Localização: vizinhança e potencial da região.
  • Leis do município: essa parte é muito importante para saber o que pode ou não ser construído na área em questão.
  • Potencial para comportar um empreendimento.
  • Retorno sobre o investimento.
  • Existência de pendências jurídicas na área.
  • Potencial de vendas e de público.

Se na etapa anterior o estudo realizado for positivo quanto a construção na área em questão, deverá ser feita então a aquisição da área. É preciso assinar os contratos, fazer o registro no cartório da cidade, e a transferência da área é realizada para a construtora.

De acordo com as necessidades do terreno, deve ser feita sua regularização. Depois de feita a regularização do terreno, pode ser iniciado o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Esta é sem dúvida uma das etapas mais importantes de um empreendimento imobiliário: é a hora de definir como ele será. Os engenheiros e os arquitetos responsáveis pela obra desenvolvem:

  • Plantas baixas das unidades e das áreas comuns.
  • Fachada do empreendimento.
  • Definição de cada espaço dentro da área.
  • Projeto de iluminação, hidráulica, elétrica, estrutural, fundação, paisagismo, drenagem, pavimentação, terraplanagem, entre outros.

Depois que todos os projetos necessários são finalizados, deve ser realizado o planejamento de custos de obra.

Orçamentos são feitos para garantir que o empreendimento seja de qualidade. Se for necessário, ajustes são feitos nos projetos para garantir o melhor custo/benefício para a obra.

Todo projeto deve ser aprovado pela prefeitura da cidade antes de iniciar a execução da obra. Há a possibilidade de ser solicitado alterações no projeto que devem ser feitas pelos engenheiros e arquitetos responsáveis.

As alterações devem ser feitas para se adequar ao que a prefeitura pediu e ainda assim continuar dentro do orçamento previsto.

Depois da aprovação e do registro em cartório, é hora de fazer o stand de vendas para que o empreendimento possa ser comercializado e apresentado aos corretores e aos clientes.

Nesta etapa, são desenvolvidos e produzidos os materiais para divulgação da obra como, por exemplo, os materiais de marketing e a unidade decorada.

Se você quiser saber como decorar um apartamento para decolar as suas vendas, acesse este material especial.

Após todas as burocracias e os materiais de marketing estarem em ordem, é realizado o lançamento do empreendimento que dá o início da abertura das vendas. Nesse momento, é preciso realizar ações que chamam a atenção dos clientes em potencial para que a venda seja concretizada.

Logo depois do lançamento do empreendimento, a área da obra começa a ser preparada para o seu início. O local precisa ser demarcado com cercas ou tapumes. Também é indicado colocar uma placa com a imagem do projeto e os dados da construtora para contato para facilitar a comunicação com alguém que esteja interessado em adquirir o imóvel.

A execução da obra é a etapa mais importante. Nela, o projeto sai do papel, e o empreendimento ganha forma. O acompanhamento nessa etapa deve ser constante para garantir que os processos sejam seguidos de maneira correta. Deve-se ter mão de obra especializada e a supervisão de engenheiros e do departamento de qualidade.

O engenheiro responsável pela obra analisa e garante que todas as unidades sejam entregues com tudo o que havia no projeto, também é realizada uma vistoria para a liberação do imóvel. Depois disso, o cliente é chamado ao imóvel e também confere se está tudo certo.

Após a entrega do empreendimento, é importante realizar o pós-obra e manter disponíveis canais de comunicação para fazer esse atendimento. Dessa forma, caso precise, o cliente pode entrar em contato de forma simples com a construtora. Caso seja necessário, é agendado um horário com a equipe de pós-obra para avaliar e reparar o local.

Gostou de conhecer as etapas de um empreendimento imobiliário? Aproveite para baixar agora nosso material “Acessibilidade para a Construção Civil”.