Arquitetura

A iluminação e a sua produtividade

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabia que a intensidade e o tipo de iluminação que incide nos ambientes que fazem parte do nosso dia a dia têm um grande impacto sobre nossa saúde, felicidade e produtividade?

Os brasileiros trabalham em média 8h por dia, ou seja, 1/3 do nosso dia é influenciado por luzes de ambientes abertos e fechados. E para tornar essa rotina menos densa e mais produtiva, os projetos luminotécnicos têm papel fundamental na arquitetura e decoração do espaço.

Uma das características principais diz respeito à quantidade de luz disponível. O projeto luminotécnico de um escritório, por exemplo, deve seguir normas estabelecidas que preveem, entre outras regras, que a iluminação deve ser uniformemente distribuída e difusa, bem como instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Todas essas exigências permitem condições favoráveis para trabalhar sem sofrer de fadiga visual e outros problemas de saúde.

iluminação-2

Iluminação natural

Um escritório cheio de janelas pode ser sinal de saúde. Funcionários que desfrutam de mais luz natural durante o dia têm maior probabilidade de serem mais saudáveis e de manterem o bom humor, segundo um estudo de 2014 publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine.

A pesquisa constatou que pessoas que trabalharam com janelas no escritório registraram impressionantes 46 minutos a mais de sono à noite e se exercitaram mais depois do trabalho do que seus pares que ficaram privados de luz natural.

Para aumentar o uso da iluminação natural, o projeto luminotécnico também deve contemplar setorização de circuitos, vidros seletivos, persianas, dispositivos para redirecionamento de luz e proteções solares.

Para saber mais detalhes, confira a NBR 15215 que traz os parâmetros que influenciam no cálculo da disponibilidade de luz natural e a NBR 5413 para saber qual a luminância recomendada para algumas atividades específicas.

iluminação-2

Postos de trabalho

Se o seu escritório não possui muitas janelas, a luz de LED é ideal para simular a luz natural, pois é mais agradável, leve e proporciona maior sensação de naturalidade se comparada a outros tipos de iluminação.

Também deve-se evitar deixar os monitores virados para a janela a fim de acabar com reflexos. Caso não seja possível deixá-los de costas ou de lado para a abertura, a solução é apostar em tela solar ou persiana.

Tecnologia

Hoje em dia existem diversos softwares que simulam a iluminação, auxiliando assim, a elaboração do projeto com foco no resultado final. Dentre eles, destaque para o Desktop Radiance, o RayFront e o LightScape.

Além de pensar onde o sol nasce e qual face do empreendimento vai pegar mais sol da tarde, aproveite a tecnologia e crie espaços que estimulem as pessoas com luz natural e aumentem sua qualidade de vida.