Arquitetura

Grandes nomes da arquitetura: a trajetória de Santiago Calatrava

Compartilhe nas redes sociais:

Complexidade, tecnologia e movimento são alguns conceitos-chave atrelados ao trabalho do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava. Mas isso não é suficiente para caracterizá-lo. Dotado de profunda originalidade, seu estilo único e ousado não permite reduzi-lo a rótulos.

Neste artigo da série Grandes nomes da arquitetura, mostramos um pouco da trajetória de Santiago Calatrava, algumas de suas principais obras e sua importância para o universo da arquitetura e da construção civil. Confira!

Conheça a trajetória de Santiago Calatrava

Santiago Calatrava nasceu em 29 em julho de 1951 em Valência, na Espanha. Graduou-se como arquiteto em 1974 pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Valencia e, em seguida, concluiu uma pós-graduação em Urbanismo.

Os estudos de Calatrava não pararam por aí. Em 1979, ele graduou-se em outro curso: o de Engenharia Civil, em Zurique. Depois, deu sequência a um doutorado na mesma instituição suíça, concluindo em 1981.

Nesse mesmo ano, Santiago fundou seu estúdio de arquitetura em Zurique e, posteriormente, abriu outras sedes pelo mundo, como em Paris, na sua cidade natal e em Nova York. 

Com uma formação técnica aprofundada e integral, Santiago Calatrava desenvolve um processo de trabalho minucioso, que conta com a criação de maquetes e réplicas precisas para os projetos em grande escala.

Embora alguns chamem-no de neoestruturalista, o arquiteto tem um estilo único, ousado e complexo, sendo difícil encaixá-lo em um perfil de arquitetura. Com tamanha originalidade, Santiago Calatrava ganha mais e mais reputação desde os anos 80, sendo considerado um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea.

Principais obras do arquiteto de Valência

A trajetória de Santiago Calatrava conta com um portfólio vasto, com mais de 200 trabalhos, entre eles estudos, concursos e projetos.

Aliando seus conhecimentos em arquitetura e em engenharia, Calatrava é bastante conhecido por suas obras de grande porte, como a construção de pontes e estações. Veja alguns de seus principais projetos!

Cidade das Artes e das Ciências, em Valência

cidade das artes

Este grandioso complexo arquitetônico conta com 8 construções destinadas à cultura e ao entretenimento. Entre elas, o edifício El Hemisfèric representa um grande olho humano.

Ponte da Mulher, em Buenos Aires

ponte

Esta emblemática obra na Argentina, situada em Puerto Madero, busca representar a imagem de um casal dançando tango.

Museu de Arte de Milwaukee

museu da arte

O primeiro trabalho de Calatrava nos Estados Unidos foi inspirado na imagem de um grande pássaro, cujas asas abrem e fecham conforme a posição do sol.

Turning Torso, em Malmö

prédio

Este arranha-céu localizado na Suécia é um belo exemplo da qualidade cinética das obras de Calatrava, que fez o edifício “girar” por meio de uma torção da planta até o topo da obra.

Estação PATH, em Nova York

edifício ao ar livre

A estação de trem, situada próximo das antigas Torres Gêmeas, causa emoção e deslumbre aos espectadores. Inspirada no voo de um pássaro, a obra simboliza a pomba da paz.

Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

edifício ao ar livre

Marcando presença também em terras brasileiras, Calatrava se inspirou nas bromélias do Jardim Botânico para projetar este museu de ciências. Baseado nos pilares da arquitetura sustentável, a obra chegou a conquistar o selo Ouro na certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Os ensinamentos de Calatrava para o mundo da arquitetura e da construção civil

O trabalho de Santiago Calatrava é bastante estrutural e tecnológico, mas também marcado pelo movimento, por meio de soluções móveis, dinâmicas e assimétricas que permitem “dar vida” às construções arquitetônicas.

Assim, suas obras são um misto de alta complexidade com formas orgânicas, características surrealistas e inspirações em elementos da natureza.

É por isso que muitas vezes seu trabalho é referido como a “arquitetura do espetáculo”. Mas mais que um espetáculo, Santiago Calatrava mostra que a arquitetura é, antes de tudo, uma arte – e, em suas palavras, provavelmente a mais abstrata de todas as artes.

Unindo todo o conhecimento técnico adquirido à sua inclinação profundamente artística, Calatrava rompeu os parâmetros rígidos, estáveis e imobilizados de uma obra. Ultrapassou, assim, os limites da própria arquitetura e engenharia, criando edifícios que se movem – até mesmo literalmente.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Santiago Calatrava? Então, aproveite para acompanhar a nossa série Grandes Nomes da Arquitetura e conheça outros mestres na área!