Arquitetura

Entenda como funciona a construção modular

Compartilhe nas redes sociais:

Ao ouvir falar de construção modular, você pode pensar que o conceito se relaciona com casas-contêiner. A ideia não está errada, afinal, esse tipo de construção também é uma construção modular. Porém, o conceito é muito mais amplo do que isso.

Também chamadas de casas pré-fabricadas, elas podem ser de diversos tipos de materiais:

  • Madeira
  • Vidro
  • Aço
  • Concreto

De modo geral, a construção modular é feita por blocos padronizados, que são transportados até o local (terreno) onde devem ser instalados. A ideia já é utilizada em várias partes do mundo e faz sucesso nos Estados Unidos.

A tendência de construção modular no Brasil começou a crescer devido ao seu valor mais baixo do que uma construção comum.

O que é construção modular

A construção modular é uma metodologia de construção civil por etapas, partindo da padronização das partes que configuram uma casa ou um prédio. Assim, os módulos são transportados um a um e montados para formar a construção.

Através desse modelo, podem ser construídas não apenas casas comuns, mas também residências de luxo, prédios comerciais e até mesmo hospitais.

Isso porque, apesar de padronizados, os módulos possuem grande resistência e podem ser encaixados de diversas formas. Assim, as dimensões dos módulos, os acabamentos e a arquitetura são totalmente customizáveis para se adequar a cada necessidade.

Preparação

Algumas vezes, o terreno precisa ser preparado com antecedência para que o proprietário não tenha surpresas. Uma dessas preparações é o nivelamento do terreno e a terraplanagem para instalar a construção modular com segurança.

Além disso, o licenciamento do imóvel junto à prefeitura pode ser um pouco mais burocrático, pois exige a descrição detalhada das partes e das peças de cada módulo.

Benefícios da construção modular

Acredita-se que o mercado de construção civil por meio de módulos cresça mais de US$ 50 bilhões até 2025. Esse tipo de edificação é uma tendência, e os motivos são vários:

Economia

As construções modulares representam uma grande economia em termos financeiros. A operação para construir uma casa modular chega a ser 30% mais barata em relação a uma casa de alvenaria. Isso porque todo o material da construção dos módulos é previsto no começo do projeto. Assim, por serem padronizados e precisos, os módulos consomem apenas o que já estava planejado para sua fabricação.

Além disso, a construção modular dispensa canteiro de obras, o que reduz as perdas de materiais em pelo menos cinco vezes. Isso evita o desperdício de materiais de construção, sobras, perdas e a necessidade de repor os materiais e rever o orçamento.

Além disso, a montagem é mais simples e economiza também tempo, justamente por não precisar construir uma edificação do zero.

Facilidade e rapidez

Como os módulos chegam ao terreno prontos, a rapidez para sua montagem é um dos grandes benefícios. A construção modular chega a ser 30% mais rápida do que uma construção de alvenaria.

Se o local tiver outra obra em andamento, isso não impede que a construção seja feita. Esse detalhe diminui o prazo para entrega do edifício.

O que contribui para a redução do tempo é justamente a pré-fabricação dos módulos. Cerca de 60% do processo de construção é realizado dentro das fábricas, e isso otimiza muito o tempo.

Sustentabilidade

Além de a construção modular gerar menos entulho e economizar material de construção, ela também não se transforma em entulho. Isso porque a casa pode simplesmente ser desmontada e transferida para outro local, o que diminui o impacto com a possibilidade de uma demolição.

Outro ponto a favor da sustentabilidade é que as casas modulares podem receber instalações de painéis solares e estruturas de captação de água da chuva. Assim, podem ser eficientes em relação ao consumo de energia e água.

Um quesito sustentável a favor do conforto se refere ao isolamento térmico da construção modular. Dessa forma, além de não necessitar de climatização ou exigir menos nesse aspecto, o proprietário economiza energia elétrica.

Se você pensa em construir ou indicar as construções modulares para seus clientes, acompanhe outras tendências de arquitetura e decoração no nosso blog para auxiliá-lo a oferecer conforto.

Esteja atento às instalações elétricas adequadas para esse tipo de residência, a fim de proporcionar também segurança.