Arquitetura

Construção sustentável: conheça opções de materiais biodegradáveis para construção civil

Compartilhe nas redes sociais:

Buscar por obras sustentáveis é uma das tendências nos últimos anos. Em relação a esse assunto, os chamados materiais biodegradáveis para construção civil vêm ganhando cada vez mais destaque.

Por serem alternativas interessantes, práticas e muitas vezes econômicas, eles se tornaram bastante procurados por clientes e especialistas da área.

Para mostrar um pouco mais sobre as principais alternativas, preparamos este conteúdo trazendo também a importância de utilizar esses materiais. Confira a seguir o que você pode encontrar no mercado para aplicar ao seu projeto.

O que são materiais biodegradáveis para construção civil?

Antes de abordarmos as principais opções em si, vamos esclarecer o que são materiais biodegradáveis para construção civil. A partir desse entendimento, pode-se compreender também por que eles têm sido cada vez mais procurados.

Esse tipo de insumo é aquele que possui um impacto ambiental menor se comparado a outros. Isso porque ele é produzido com recursos que se decompõem mais rapidamente quando descartados.

Desse modo, são absorvidos mais facilmente quando retornam à natureza, causando menos poluição e sendo ecologicamente corretos.

É importante não os confundir com materiais reciclados ou recicláveis. Esses últimos também são interessantes e reduzem impactos ambientais, mas não levam necessariamente menos tempo para se decomporem na natureza. Por isso, os materiais biodegradáveis para construção civil são diferenciados.

Principais opções de materiais biodegradáveis para construção civil

Agora que você entendeu o que são materiais biodegradáveis para construção civil, vamos abordar alguns dos principais hoje em dia.

Cortiça

Um dos produtos que mais surgem nas listas de materiais biodegradáveis como um dos primeiros é a cortiça. Ela tem origem vegetal e vem da casca de uma árvore chamada sobreiro.

Entre suas propriedades está o fato de ser isolante acústica, além de leve. Com isso, acaba sendo usada como revestimento de paredes e até de chão. Em locais nos quais se procura mais privacidade e menos interferência de som, ela é uma boa opção.

Para o isolamento térmico, é a mesma situação. Ela pode ajudar a obter mais conforto, sendo aplicada nas paredes também por esse motivo – geralmente usa-se uma cola de contato para fazer isso, mas é preciso cuidado e conhecimento.

Bambu

O bambu é outro material natural que, além dos benefícios físicos, proporciona uma vantagem estética. Fica muito bonito em áreas externas e até internas quando o ambiente é mais rústico.

Ele é muito resistente à tração e pode substituir até o aço e o concreto em muitas ocasiões. Em revestimento de paredes, pergolados, pisos e coberturas, ele tem uma excelente aceitação do público.

Bioplástico

O material conhecido como bioplástico é advindo de fontes renováveis, como óleo, cana, gorduras e orgânicos. Ao contrário do plástico convencional, que vem do petróleo, ele se decompõe em menos tempo. Na construção civil, é usado em diferentes situações, como no design de interiores e nos revestimentos.

Madeira

A madeira desde muito tempo é usada na construção civil por sua beleza, mas também por resistência e conforto térmico.Casas e ambientes com esse material costumam ser mais quentes, portanto, mais agradáveis em regiões frias, por exemplo.

Quando tratada, pode também servir para decks e áreas externas, conferindo um ar estético igualmente muito diferenciado. Ao ser descartada, tem uma decomposição que pode variar, mas, em geral, é mais rápida do que produtos sintéticos. Além disso, não libera resíduos tóxicos ao meio ambiente.

Micélio

O micélio vem de um fungo e está presente hoje até mesmo em tijolos. Composto por pequenas fibras de sustentação, pode servir paraisolamentos e não é tido como tóxico. Sua aplicação pode ser ampla na construção devido ao fato de assumir diferentes formatos.

Por fim, além de utilizar materiais biodegradáveis para construção civil, cabe lembrar que há muitas práticas para promover a sustentabilidade na construção civil.

Conseguiu entender um pouco mais sobre as opções de materiais biodegradáveis para construção civil e como elas podem ajudar a obter uma construção sustentável? Aproveite e baixe o Guia de Acessibilidade na Construção Civil e saiba como adequar suas obras segundo as normas vigentes.