Arquitetura

Como instalar tomada simples e dupla com segurança

Compartilhe nas redes sociais:

Quem não tem o costume de trabalhar com fiação elétrica precisa ter muito cuidado ao fazer alguma instalação ou ajuste.

Para instalar uma tomada com segurança, é preciso seguir vários passos, sendo que o modelo de tomada também influencia nesse momento.

Portanto, se você quiser aprender como realizar esse processo de modo correto para garantir a segurança e evitar problemas na sua rede elétrica, confira os próximos tópicos.

Como instalar tomadas com segurança

O primeiro passo que você deve fazer para ter segurança com uma tomada é desligar os aparelhos da sua casa que estiverem ligados (como televisão, chuveiro, entre outros).

Depois, precisa desativar a chave geral e os disjuntores da sua casa. Esse passo evita que você queime os aparelhos e garante a sua segurança na hora de instalar a nova tomada.

Se tiver crianças ou pets em casa, deixe-os em outro cômodo e feche a porta para evitar que eles entrem e se machuquem de alguma forma. Além disso, separe um tempo para fazer o procedimento, principalmente se você não tiver muito conhecimento sobre o assunto.

Os dias de chuva, tempestades e raios podem gerar descargas elétricas. Portanto, para se ter segurança com a tomada, evite fazer essa ação quando o tempo estiver desse jeito. Assim como também é importante tomar cuidado com o excesso de umidade, já que também pode gerar curtos-circuitos.

Por último, é recomendado que você utilize luvas, sapato de borracha e equipamentos com cabos elásticos, para não ter risco de levar choque e gerar acidentes. Isso é recomendado principalmente se a sua fiação for antiga ou se a rede elétrica estiver irregular.

Leia também: Saiba quais são os materiais necessários para a instalação elétrica residencial.

Manual de instalação de tomadas simples

As tomadas simples são aquelas em que só se encontram em uma entrada. Para você fazer a sua instalação e ter segurança com a tomada, basta:

  1. Desligar o disjuntor, retirar a tomada/a espelho antigo e os demais componentes.
  2. Conferir se os fios estão corretos de acordo com as suas cores. Na norma brasileira, deve haver 3 fios: um fio verde (terra), um fio azul e outro que pode ser preto ou vermelho.
  1. Desencapar as pontas utilizando um alicate com cabo emborrachado, deixando no mínimo 5 mm de fio exposto.
  2. Neste momento, você precisa ter muita atenção! O fio verde deve ser conectado no centro da tomada nova. Os outros dois indeferi o lado escolhido.
  1. Após encaixados, parafuse-os deixando apenas o cobre em contato com o parafuso. Aqui também é preciso ter cuidado, pois, se o parafuso não estiver com toda a sua superfície em contato apenas com o cobre, a condução da eletricidade poderá falhar.
  2. Feito isso, ligue novamente o disjuntor e faça um teste com algum eletrônico para ver se tudo está funcionando.
  3. Então, após o teste, desligue novamente a energia, encaixe e parafuse a nova tomada.
  4. Por último, encaixe o espelho da tomada e ligue novamente o disjuntor para fazer outro teste.
  5. Se tudo estiver certo, o seu trabalho estará concluído com sucesso.

Manual de instalação de tomadas duplas

As tomadas duplas possuem duas ou mais entradas, mas parte da sua instalação é semelhante com a da tomada simples. Para realizar o seu processo para que se tenha segurança com tomada, basta que você:

  1. Desligue o disjuntor, retire a tomada/o espelho antigo e os demais componentes.
  2. Confira se os fios estão corretos de acordo com as suas cores.
  3. Desencape as pontas utilizando um alicate com cabo emborrachado, deixando no mínimo 5 mm de fio exposto.
  4. Quando for conectar o fio à tomada, você deve escolher uma entrada principal (pela qual chegará a energia), as outras serão as secundárias que você unirá.
  5. Para fazer isso, basta medir a distância entre as duas entradas, cortar os 3 fios necessários para uni-las e desencapar as suas extremidades.
  6. Para fazer a conexão dos fios, é importante que eles não fiquem cruzados.
  7. Neste momento, você precisa ter muita atenção! O fio verde deve ser conectado no centro da tomada nova, os outros dois indeferi o lado escolhido.
  1. Parafuse-os deixando apenas o cobre em contato com o parafuso. Aqui também é preciso ter cuidado, pois, se o parafuso não estiver com toda a sua superfície em contato apenas com o cobre, a condução da eletricidade poderá falhar.
  2. Feito isso, ligue novamente o disjuntor e faça um teste com algum eletrônico para ver se tudo está funcionando.
  3. Após o teste, desligue novamente a energia, encaixe e parafuse a nova tomada.
  4. Encaixe o espelho da tomada e ligue novamente o disjuntor para fazer outro teste.

Leia também: Entenda a diferença entre as tomadas de 10 A e 20 A.

Quer trocar as tomadas da sua casa? Então conheça a linha de tomadas e interruptores da WEG. Acesse o nosso catálogo e veja todos os nossos produtos disponíveis.