Arquitetura

6 obras de concreto armado para se inspirar

Compartilhe nas redes sociais:

O uso de concreto armado é comum na construção civil e está presente em residências, edifícios, pontes e em vários tipos de composições. Seja em metrópoles ou cidades do interior, é fácil identificar e observar obras de concreto armado.

O concreto armado é algo que praticamente todo projeto aceita em sua elaboração, fora os casos que realmente necessitam de seu uso para que o projeto permaneça de pé no momento da construção.

Por isso, neste post, mostraremos que obras de concreto armado estão recebendo destaque e saindo do comum de esconder a sua estrutura. Sendo assim, essas obras possuem uma estética diferenciada que deixa o uso do concreto armado em evidência.

Vale a pena conferir essa tendência da arquitetura contemporânea. Mas, antes disso, você sabe o que é concreto armado?

O que é concreto armado?

O concreto armado é um tipo de estrutura de concreto muito comum na construção civil que possui armações feitas com barras de aço em seu interior.

Desde que surgiu, no final do século XIX juntamente com a revolução industrial, o concreto armado se tornou um importante elemento da arquitetura, ele é indispensável, por exemplo, na construção de vigas e lajes.

A necessidade das obras de concreto armado surgiu já que suas armações de aço suprem a baixa resistência do concreto à tração, dessa forma, o material se destaca pela resistência à compressão.

Pouco mais de um século atrás, em 1875, Joseph Monier, considerado um dos principais inventores do concreto armado, construiu a primeira ponte feita do material no mundo. A ponte está localizada no castelo Chazelet na França e, provando a resistência da utilização do concreto armado, está de pé até os dias de hoje.

Obras de concreto armado para se inspirar

Já que existe a necessidade da utilização do concreto armado em grande parte das construções civis, ele se tornou material característico de estudo na arquitetura moderna. Por isso, mostraremos como a arquitetura utiliza a seu favor o concreto armado, trazendo uma estética diferenciada para suas obras quando o coloca em evidência.

Cada arquiteto possui seu estilo próprio na elaboração de suas obras de concreto armado, ainda assim, há uma similaridade entre suas obras, como o uso de formas simples e geométricas e, claro, o uso do concreto de modo aparente.

Confira 6 obras de concreto armado que separamos para você:

Casa Bertolini

Localizada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, a casa foi projetada pelos arquitetos do Studio Paralelo e MAAM. A casa retangular é minimalista, com formas geométricas simples e ângulos retos. Grande parte da fachada é feita de concreto aparente.

Casa Cubo

A casa foi projetada por Márcio Kogan em 2012 e fica localizada em São Paulo. É construída a partir de um enorme cubo de concreto. Grande parte da estrutura é sustentada apenas por pilares, e a fachada é toda em concreto aparente.

Concrete House

Projetada pelos arquitetos da BAK Architects em 2007, a casa que fica localizada em Mar Azul, Argentina, fica no meio da floresta.

A obra deveria respeitar a topografia do local, utilizar material com pouco impacto ambiental e não necessitar de muita manutenção. Por isso, os arquitetos optaram pelo uso do concreto armado aparente tanto na parte externa quanto na interna da obra.

Edifício Copan

Localizada em São Paulo, a obra é considerada a maior estrutura de concreto armado erguida no Brasil e foi feita por Oscar Niemeyer em 1961. Possui características marcantes do estilo do arquiteto, como formas sinuosas e curvas.

Igreja de São Francisco de Assis

Também projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica localizada em Belo Horizonte. O projeto, feito em 1943, foi criticado por ser diferente das construções da época, com suas formas diferentes esculpidas através do concreto.

RW Concrete Church

Nesta obra projetada por NAMELESS Architecture em 2013 e localizada em Byeollae na Coreia, o concreto armado aparente foi utilizado tanto na parte externa quanto na interna da obra. Possui formas simples e uma estética minimalista.

Obras de concreto armado são comuns já que o concreto armado possui função importante na construção civil. Por isso, os arquitetos aprenderam a usá-lo a seu favor, deixando o material em evidência de propósito e trazendo essa tendência da arquitetura contemporânea.

Curtiu saber um pouco mais sobre essa parte da construção civil? Aproveite para conferir nosso guia prático para incluir a acessibilidade em suas obras.