Decoração

5 inspirações de decoração para banheiros

Compartilhe nas redes sociais:

Pensar em decoração para banheiros pode ser um pouco inusitado. Porém, se ele também faz parte da casa, por que não dar um toque de personalidade nesse ambiente?

Pensando em como deixar o cômodo mais bonito e funcional, separamos para você 5 dicas de decoração. Confira!

Espelhos

Antes de comprar um espelho para colocar no banheiro, é interessante pensar na função que você quer que ele cumpra. Se maquiar, ampliar o ambiente ou realçar a iluminação… Cada um desses casos demanda um espelho diferente.

Para causar a sensação de amplitude, por exemplo, o ideal é um espelho grande. Além dessa função, ele pode ajudar a trabalhar o seu visual, pois geralmente você pode ver seu corpo inteiro em espelhos maiores.

Para cumprir a função de ajudar na aparência, o ideal é que o espelho seja médio ou grande, colocado em uma altura confortável para que as pessoas não precisem ficar na ponta dos pés nem se abaixar para usá-lo.

A iluminação nesse momento é importante para que o usuário consiga ter a melhor visão do seu rosto. Para isso, escolher as lâmpadas certas é fundamental.

Pensar no formato e na moldura também é importante para dar um toque especial na decoração. Afinal, ela tem que combinar com o restante do ambiente. Espelhos redondos, por exemplo, são indicados para quebrar o excesso de linhas e angulações.

Lembre-se de que as especificações do material da moldura têm que ser apropriadas para um ambiente com umidade. Do contrário, pode se deteriorar com facilidade.

Quadros

É possível utilizar quadros na decoração para banheiros? Sim. Com criatividade e ousadia, pode ficar um ambiente fantástico. Além disso, a afetividade é uma tendência de decoração para este ano, e os quadros têm tudo a ver com isso.

Uma ideia é trazer toques de cores para contrastar com banheiros mais monocromáticos, dando um ar mais alegre. Os quadros também podem ser usados para ampliar o banheiro.

Assim como no caso dos espelhos, você precisa investir em materiais que sejam resistentes à umidade, como envernizados, couro ou outros. Além disso, eles devem ficar posicionados longe de áreas de vapor para que não peguem umidade.

Plantas

O conceito de floresta urbana veio para ficar. Na decoração para banheiros, não poderia ser diferente. Vasos coloridos, folhagens belas e flores podem trazer um ar mais aconchegante e alegre para qualquer ambiente.

Para decorar seu banheiro com plantas, é preciso pensar primeiro na disponibilidade de luz natural. Isso porque algumas plantas precisam de muita luz, enquanto outras não gostam de umidade. Lírio e antúrio podem ser algumas opções.

Com relação ao material dos vasos, escolha metais ou vidro. Evite madeira ou fibras naturais, pois são materiais que absorvem umidade.

Papel de parede

Já existem papéis de parede para as mais variadas finalidades, inclusive à prova de vapor e umidade. Além de serem práticos, são economicamente viáveis e fáceis de limpar.

Para lavabos e banheiros compactos, o mais recomendável são os papéis de parede de tons neutros.

Se a ideia for dar um toque de cor, escolha uma parede ou um canto que destaque o desenho e as cores do restante da peça.

Para dar sensação de amplitude, aposte nas listras. Você pode usar as horizontais para deixar o ambiente mais amplo ou as verticais para aumentar o pé direito.

Mármore e pedras

Pedras como mármore são clássicas em banheiros, pois deixam qualquer decoração para banheiros mais sofisticada.

É comum utilizar esse tipo de revestimento na pia ou em bancadas, mas outra opção é incluir pedras em paredes inteiras.

Ao optar por mármore, uma preocupação será a instalação da iluminação, já que muitas vezes necessita quebrar paredes.

Pensando nisso, a WEG desenvolveu a linha modular de tomadas para Móveis e Pedras que resolve esse problema. Além da praticidade na instalação, os módulos dessa linha podem ser adaptados de acordo com a sua necessidade e deixam os acabamentos perfeitos e elegantes.

Gostou das nossas dicas de decoração para banheiros? Então fique de olho no nosso blog e veja outras tendências de decoração de interiores e arquitetura.