Arquitetura

4 motivos para incluir a automação residencial em seus projetos arquitetônicos

Compartilhe nas redes sociais:

As soluções criadas para controlar a casa inteira de qualquer lugar do mundo estão se tornando o grande desejo das pessoas. Muitas pessoas estão buscando por mais tecnologia em suas residências. Por isso, desenvolver projetos arquitetônicos que incorporem a automação residencial pode ser um grande diferencial no mercado de arquitetura.

O arquiteto que sabe incluir a automação residencial em seus projetos arquitetônicos tem um grande diferencial entre os demais e pode se tornar especialista nesse tipo de projeto. Sendo assim, seu trabalho se torna cada vez mais requisitado e popular entre as pessoas que desejam implementar as vantagens da automação residencial em suas residências. 

O mercado de automação residencial está crescendo muito em todo o mundo. Em 2018, estima-se que pelo menos 45 milhões de dispositivos de automação foram instalados em residências nos Estados Unidos. 

A tendência é que esse número aumente cada vez mais nos próximos anos. Por isso, para ser um profissional inovador é preciso pensar nos benefícios da automação residencial.

Quem não deseja se tornar referência no mercado e ter maior reconhecimento por projetos inovadores, não é mesmo?

Quer saber mais? Leia o texto na íntegra e descubra os motivos para incluir a automação residencial em seus projetos arquitetônicos. Afinal, com o uso da tecnologia, você atende os desejos dos seus clientes de viver de maneira prática e confortável.

Execução de projetos arquitetônicos diferenciados e inovadores

Além dos tantos benefícios e das vantagens que a automação residencial traz para a vida dos moradores, como comodidade, praticidade, segurança, entre tantos outros, a automação residencial traz vantagens para os arquitetos que decidem incluí-la em seus projetos. 

O arquiteto que opta pela automação residencial é capaz de desenvolver um projeto diferenciado possibilitando que os moradores aproveitem sua residência da melhor maneira. 

Já pensou oferecer para um cliente a possibilidade incrível de programar a cafeteira e preparar o café para ficar pronto no momento exato em que ele entrar em casa? Incluir formas de automatizar as tarefas domésticas torna o projeto muito diferenciado e cria um destaque maior entre os concorrentes.

Integração dos dispositivos

A integração dos dispositivos que é permitida pela automação residencial gera acessibilidade e facilidade, o que é um benefício tanto para o cliente quanto para o arquiteto. 

Isso porque, para se ter acesso a todos os recursos proporcionados pelas casas inteligentes, é preciso integrar os sistemas por meio de aplicativos, e isso pode ser feito de maneira fácil usando um smartphone. Sendo assim, o cliente tem controle da casa inteira na palma da mão. 

A vantagem para o arquiteto está na possibilidade de instalar ainda mais elementos para incrementar e tornar o projeto ainda mais único e inovador. 

Economia de água e energia

Hoje em dia, muitas pessoas se preocupam em diminuir os gastos com água e energia. Por isso, desenvolver um projeto arquitetônico que gere maior economia pode ser um bom atrativo.

Dispositivos inteligentes geram economia de água e energia. Lâmpadas inteligentes, além de racionalizar o consumo de energia, podem ser reguladas remotamente. Dessa forma, em casos de esquecimento, é possível apagá-las mesmo não estando em casa. Alguns sistemas ainda apagam as luzes automaticamente caso não tenha ninguém no ambiente.

Outros recursos ainda podem controlar a intensidade de aparelhos como geladeira e ar-condicionado, evitando que haja o consumo excessivo de energia. Também existem funcionalidades que permitem o monitoramento do uso da água, evitando desperdícios e uma conta alta no fim do mês.

Além disso, a automação residencial permite o bloqueio de vazamentos de água e gás.

Com certeza, oferecer um projeto para o seu cliente que proporcione essas economias será um grande diferencial.

Mais funcionalidade e conforto

Com a automação residencial, a moradia se torna funcional. É possível programar hábitos, gostos e a rotina do morador nos sistemas. Dessa forma, a iluminação, a temperatura do ambiente, as configurações da televisão, tudo é ajustado da maneira que o morador preferir. 

O controle de tudo é feito por meio de smartphones com apenas um click ou por comando de voz. A automação residencial permite o controle de tudo, além de incluir a possibilidade de deixar as tarefas automatizadas. 

Dessa forma, os clientes que pedem por um projeto com você se sentirão muito mais satisfeitos com as possibilidades e as facilidades criadas por você em seus projetos arquitetônicos por meio da automação residencial.

Sendo assim, o arquiteto que se especializa e estuda sobre o assunto se torna referência no mercado, podendo se destacar entre os demais e sendo aquele que sempre é procurado quando o assunto é implementar as vantagens da automação residencial nos projetos arquitetônicos de seus clientes. 

Além disso, com seus projetos já desenvolvidos crie portfólios para mostrar tudo o que você já fez para os seus novos clientes. 

A automação residencial está ganhando cada vez mais espaço e se tornando popular entre as pessoas. Por isso, acrescentá-la em seus projetos arquitetônicosé tão importante. 

Não fique atrás da concorrência. Quando um cliente solicitar, você saberá como executar um projeto de casa inteligente. Seja destaque nesse mercado e torne-se referência.

Gostou desse conteúdo? Então confira outro post de nosso blog sobre “O que não pode faltar em um projeto de arquitetura”.