Como contornar a falta de espaço para painéis fotovoltaicos
Está pensando em fazer uso de energia solar em sua casa ou empresa? Boa notícia! Afinal, esse tipo de atitude não só ajuda o meio ambiente, por se tratar de uma estratégia 100% renovável e não poluente, como também é uma ótima estratégia financeira.
No entanto, há alguns desafios que costumam fazer com que as pessoas achem que não podem ter energia solar em seus ambientes. Um exemplo disso é a falta de espaço para painéis fotovoltaicos, tema do nosso conteúdo.
Se você acredita que o seu espaço é muito pequeno para a instalação dos painéis, continue a leitura. Ao longo do texto, vamos mostrar que não é bem assim que o assunto funciona e que é possível instalá-los até mesmo em casas menores com o uso de algumas técnicas.
O que é a energia solar?
A energia solar, como o nome diz, vem do sol. Ela contém uma força especial que pode ser transformada em eletricidade. Isso acontece usando uma ferramenta chamada painel solar.
Como ela é obtida e transformada?

Um painel solar é como uma placa que absorve a luz do sol. Dentro dele, existem pequenas estruturas conhecidas como células solares que capturam a luz e a transformam em eletricidade.
Essa eletricidade pode ser usada para ligar lâmpadas, televisores, carregadores de celular e muito mais. Ou seja, é o mesmo tipo de energia que obtemos de outras fontes, como as usinas. No entanto, tudo aqui é 100% sustentável e não agride o meio ambiente.
Como driblar a falta de espaço para painéis fotovoltaicos?
A seguir, veja algumas estratégias que podem ser utilizadas, quando o espaço é reduzido, para a instalação dos painéis solares.
Aplicação em telhados de varanda ou garagem

Se você tiver uma varanda ou uma garagem com um telhado disponível, é possível aproveitar esse espaço para instalar painéis fotovoltaicos. Mesmo que seja um espaço menor do que o telhado principal da casa, ainda é possível gerar energia a partir da luz do sol.
Aplicação no chão

Também é possível criar uma nova estrutura. Sabe aquele espaço aberto que não tem muita finalidade em seu quintal? Os painéis podem ficar por ali gerando economia para sua casa ou empresa.
Não, você não leu errado! Embora sejam comumente colocados em telhados, os painéis fotovoltaicos podem ser até mesmo dispostos no chão, sem causar prejuízos ao seu espaço.
Também podem ser aplicados em paredes, muros e janelas. No entanto, para isso, é preciso um estudo arquitetônico mais detalhado.
Aplicação inclinada
Se o espaço no telhado for limitado, uma solução é instalar os painéis solares de maneira inclinada. Em outras palavras, é possível usar a física ao nosso favor para dar aquela “burlada” na realidade.
Ao incliná-los adequadamente, você pode otimizar a captação de luz solar mesmo em espaços reduzidos. Isso ajuda a obter o máximo de eficiência dos painéis fotovoltaicos.
Não tenho mesmo espaço! E agora?
Não se preocupe. Se você já investigou e percebeu que não há mesmo espaço para essas melhorias, há outras formas de fazer uso da energia solar usando a criatividade e a coletividade. Confira!
Energia solar compartilhada

A energia solar compartilhada é uma opção quando não há espaço suficiente para a instalação em sua propriedade. Nesse caso, um grupo de pessoas se une para instalar painéis solares em uma localização compartilhada, como um terreno ou um edifício maior.
A energia gerada pelos painéis é distribuída entre os participantes, e cada um recebe uma parte proporcional da produção. Isso permite que você se beneficie da energia solar mesmo sem ter os painéis em seu próprio espaço.
Energia solar em imóveis separados
Se você possui mais de uma propriedade, pode instalar painéis solares em uma delas e utilizar a energia gerada para abastecer a outra.
Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma casa na praia e uma na cidade. É possível instalar painéis no litoral e fazer uso da energia no meio urbano. Bacana, não é mesmo?
Assinatura de energia solar
Algumas empresas oferecem a opção de assinatura. Nesse modelo, você pode assinar um contrato com uma empresa para receber uma quantidade específica de energia gerada por ela.
Assim, mesmo que você não tenha painéis fotovoltaicos em sua propriedade, a empresa cuida da geração de energia solar em uma localização remota e fornece a quantidade contratada para você.
Fazendas de energia solar

Por fim, temos as fazendas de energia solar. Como o nome já indica, aqui temos grandes espaços com painéis instalados gerando muita energia que é estocada e pode ser revendida para clientes como você.
Na maioria das vezes, há uma conexão direta entre as fazendas e a rede elétrica, fazendo com que elas “alimentem” bairros, edifícios e até mesmo cidades inteiras, dependendo do potencial de captação de energia da fazenda.
Quais são as vantagens de fazer uso da energia solar?
Para fecharmos nosso conteúdo, é hora de você descobrir quais são as vantagens de investir em painéis fotovoltaicos e, claro, na energia solar:
- energia renovável e sustentável;
- redução das emissões de gases de efeito estufa;
- economia nos custos de energia a longo prazo;
- baixa manutenção dos sistemas solares;
- independência energética;
- valorização do imóvel;
- fonte de energia abundante e disponível;
- possibilidade de economia (menos custo com a conta de energia);
- possibilidade de ganho (é possível vender a energia que não é usada por você, ou seja, o excedente da sua produção).
Tudo isso se torna ainda melhor quando você escolhe uma boa empresa para ajudar em sua jornada, como é o caso da WEG.
Como podemos perceber, a falta de espaço para painéis fotovoltaicos é um problema enfrentado por muita gente quando o assunto é energia solar. No entanto, é possível driblá-lo com o uso de criatividade e a busca por alternativas que facilitem esse processo.
Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro do universo da energia solar. Até a próxima!


