Com expertise e tecnologia reconhecidas na fabricação de equipamentos de grande porte e complexos, a WEG está qualificada para atender com agilidade e eficiência aos mais variados projetos. Para a PCH Foz do Cedro, localizada em Lucas do Rio Verde/MT, a companhia forneceu diversas soluções em um projeto desafiador.

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) foi equipada com duas turbinas Kaplan S Montante de 12.432 kW, dois hidrogeradores de 13.850 kVA, 200 rpm, 13,8 kV, painéis de comando e proteção, além do sistema supervisão e controle das unidades geradoras. Todo processo, desde o desenvolvimento, fabricação, logística até a montagem e comissionamento, assim como startup das soluções foram pensados estrategicamente para lidar com a complexidade do projeto que contou com componentes de grandes dimensões. Somente o eixo da turbina, por exemplo, totaliza o peso de 32 toneladas.

A PCH, com capacidade instalada de 24 MW para geração de energia limpa, suficiente para abastecer uma cidade com mais de 80 mil habitantes, foi projetada pela Atiaia Renováveis, empresa com diversas usinas em operação e que confia nas soluções WEG.

Além de elevar a oferta de energia, esse projeto visa atrair novos investimentos ao munícipio e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento da região que só na fase de obra empregou mais de 2500 trabalhadores de forma direta e indireta.

 texto alternativo que descreve a imagem