A catarinense WEG é a mais nova patrocinadora do programa de inovação aberta Link Lab. Iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o projeto busca aproximar grandes e médias empresas de startups e oportunizar a troca de experiências e inovação. Além da WEG, outras nove empresas âncoras participam do programa, que está com as inscrições abertas para startups interessadas até o dia 3 de março. São elas: Grupo Nexxera – patrocinador cofundador –, Ambev, Brognoli, ENGIE, Faculdade Cesusc, Flex Contact Center, Marisol, Qualirede e Teltec Solutions.

Empresa consolidada no mercado desde 1961, a WEG é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos e atua principalmente no setor de bens de capital. Com cinco linhas principais - motores, automação, energia, transmissão & distribuição, e tintas - já está presente em mais de cem países, e atende todos os segmentos de building infrastructure, indústria, petróleo e gás, mineração, siderurgia, papel e celulose, energia renovável, entre muitos outros. Para estabelecer uma rede de relacionamento com startups e com isso aprimorar sua cultura de inovação, a WEG irá selecionar startups que desenvolvam soluções voltadas à  indústria 4.0, prospecção tecnológica e inteligência competitiva, Big Data, Advanced Analytics, monitoramento, maximização de desempenho e técnicas para identificação de produtos. 

De acordo com o gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica da WEG, Sebastião Lauro Nau, a empresa enxerga no Link Lab as caraterísticas essenciais para obter sucesso no relacionamento com startups. “A metodologia de trabalho associada à estrutura da ACATE e o rico ecossistema de inovação de Florianópolis foram fundamentais para nossa tomada de decisão nesta parceria.  Como uma empresa reconhecidamente inovadora, a WEG decidiu ampliar sua maneira de inovar. Com este novo passo, direcionamos esforços para fortalecer ações voltadas à inovação aberta”.

Essa é a segunda edição do Link Lab. “Como resultado da primeira turma, tivemos contratos de serviços, criação de novos negócios com a participação conjunta entre a grande empresa e startup e contratos com clientes das grandes empresas, por exemplo. Com o sucesso da primeira turma, agora temos como plano expandir o programa para outras cidades e estados devido a grande procura e demandas”, comenta Silvio Kotujansky, vice-presidente de Mercado da ACATE. 

Além de não ficar com equity da startup, o programa de inovação aberta oferece: curso de validação de modelos de negócios com a Universidade de Berkeley - aulas presenciais no Brasil; espaço inspirador em Florianópolis, no Centro de Inovação ACATE; amplo pacote de benefícios, consultorias, mentorias, crédito em soluções de empresas parceiras; visibilidade no mercado e aproximação com investidores.

Para participar da segunda rodada, as startups devem atuar ou desenvolver soluções em Realidade Virtual e Aumentada, Machine Learning e Inteligência Artificial, Governança e Sustentabilidade Corporativa, Fintech, Edutech, Segurança Cibernética, Internet das Coisas, Saúde e Bem-Estar, Fintech, Biotecnologia, Supply Chain e Logística, Blockchain, entre outras. 

A seleção das startups é realizada em três etapas: a primeira consiste na fase de inscrição por meio do formulário disponibilizado no site: http://linklab.acate.com.br. O prazo para inscrições segue até o dia 3 de março. Os interessados passam por uma triagem interna via ACATE e por análises em bancas compostas pelas grandes empresas e a uma equipe da associação para a seleção final das startups.