Entenda a diferença entre tomadas de 10A e 20A
O novo padrão de tomadas do país, em vigor desde 2011, foi criado para oferecer mais segurança no uso de equipamentos elétricos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
O living moderno e funcional deixou de ser apenas uma “sala de estar” e, hoje, integra cozinha, varanda e tecnologias para se transformar em um espaço completo de convivência, relaxamento e entretenimento. Mais do que um local para reunir pessoas, ele é o coração da casa conectada e inteligente. Com planejamento estratégico e o uso […]
2 de setembro de 2025
O living moderno e funcional deixou de ser apenas uma “sala de estar” e, hoje, integra cozinha, varanda e tecnologias para se transformar em um espaço completo de convivência, relaxamento e entretenimento. Mais do que um local para reunir pessoas, ele é o coração da casa conectada e inteligente.
Com planejamento estratégico e o uso de dispositivos inteligentes, é possível criar um ambiente amplo, acolhedor e conectado — tudo isso sem obras e com otimização de custos.
Leia também: Descubra 5 soluções elétricas para ambientes sem paredes

Antes de pensar em móveis e automações, reflita sobre como você vive esse espaço hoje e quais sensações deseja trazer para ele. A função principal do ambiente vai orientar todo o planejamento:
A função principal do ambiente ditará o seu layout, a quantidade de assentos necessários e a necessidade de pontos elétricos ou de rede.
Um living moderno e funcional pede circulação fluida e integração entre ambientes contíguos:
Apesar de simples, esses cuidados garantem convívio mais agradável, evitando barreiras visuais.
Uma paleta de cores adequada reforça a sensação de conforto e amplia visualmente a dimensão do espaço.
Cores e texturas bem combinadas unem estética a funcionalidade de longa duração. Materiais duráveis e de fácil manutenção — como laminados, porcelanatos e tecidos resistentes — também fazem toda a diferença na rotina.
Leia também: Portas mimetizadas: o que são, onde usar e por que estão em alta na arquitetura

A iluminação é uma das partes mais importantes de um projeto porque molda o conforto visual, valoriza a decoração e altera instantaneamente a sensação de acolhimento do ambiente.
Em um espaço living, você pode planejar uma iluminação em camadas que contemple:
Dispositivos inteligentes – como interruptores, relés e dimmers –, permitem a criação de cenas pré-programadas, além de facilitar a alternância das camadas de luz em poucos toques, mantendo o living sempre pronto para qualquer ocasião.
Leia também: Novidades em automação residencial: os lançamentos 2025 da WEG Home

Tecnologia e estética podem ser grandes aliadas! Hoje em dia, as soluções smart não apenas automatizam e protegem, mas também contribuem com a decoração dos ambientes.
Em espaços de living, você pode adicionar itens como:
Essas soluções são praticamente invisíveis, não alteram a decoração e fazem a rotina do usuário mais simples, confortável e inteligente.

Mais do que um espaço bonito, um living moderno e funcional deve também levar em conta o conforto térmico e o controle de ruídos para promover o relaxamento e descanso ideais:
Combinando soluções passivas e automação climática, você cria um refúgio confortável em qualquer estação.
Leia também: Conforto térmico: Como a temperatura da sua casa pode afetar a sua saúde?

Dispositivos inteligentes permitem a criação de cenas personalizáveis que respondem à sua rotina! Com simples toques em apps dedicados ou comandos de voz – via Alexa ou Google Assistente, por exemplo –, você pode sincronizar som, luz e clima em segundos, moldando o ambiente ao seu ritmo:
Um living bem planejado combina estética, conforto e tecnologia. Comece definindo objetivos, adicione iluminação inteligente e incorpore soluções WEG Home de forma gradual.
Como hub de soluções elétricas WEG para automatizar, proteger e decorar lares e ambientes comerciais, a WEG Home oferece linhas de produtos:
Quer saber mais sobre o universo WEG Home? Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho em cada lançamento e novidade!