Imagem de uma sala de estar moderna e bem iluminada com sofá cinza, tapete cinza, móveis brancos, televisão de tela plana e janelas amplas com cortinas azuis, decorada com plantas verdes, ideal para conforto e decoração de interiores.

O living moderno e funcional deixou de ser apenas uma “sala de estar” e, hoje, integra cozinha, varanda e tecnologias para se transformar em um espaço completo de convivência, relaxamento e entretenimento. Mais do que um local para reunir pessoas, ele é o coração da casa conectada e inteligente. Com planejamento estratégico e o uso […]

2 de setembro de 2025


O living moderno e funcional deixou de ser apenas uma “sala de estar” e, hoje, integra cozinha, varanda e tecnologias para se transformar em um espaço completo de convivência, relaxamento e entretenimento. Mais do que um local para reunir pessoas, ele é o coração da casa conectada e inteligente.

Com planejamento estratégico e o uso de dispositivos inteligentes, é possível criar um ambiente amplo, acolhedor e conectado — tudo isso sem obras e com otimização de custos.

Leia também: Descubra 5 soluções elétricas para ambientes sem paredes

1. Defina a função principal do ambiente

Mulher lendo um livro enquanto toma um café na companhia de um gato de estimação em um ambiente acolhedor e bem iluminado, ideal para momentos de relaxamento e leitura, evidenciando uma atmosfera tranquila e confortável.

Antes de pensar em móveis e automações, reflita sobre como você vive esse espaço hoje e quais sensações deseja trazer para ele. A função principal do ambiente vai orientar todo o planejamento:

  • Social – para reuniões, jantares e conversas
  • Relaxamento – para leituras, meditações e descanso
  • Multimídia – para assistir filmes, jogar games e mais

A função principal do ambiente ditará o seu layout, a quantidade de assentos necessários e a necessidade de pontos elétricos ou de rede.

2. Mapeie a circulação e integração do espaço

Um living moderno e funcional pede circulação fluida e integração entre ambientes contíguos:

  • Conecte ambientes como varanda e cozinha para aumentar a amplitude
  • Garanta corredores livres de, no mínimo, 90 centímetros para passagem confortável
  • Use painéis vazados ou ilhas baixas para manter a visão contínua entre espaços

Apesar de simples, esses cuidados garantem convívio mais agradável, evitando barreiras visuais.

3. Escolha cores e materiais inteligentes

Uma paleta de cores adequada reforça a sensação de conforto e amplia visualmente a dimensão do espaço.

  • Prefira bases neutras – como cinza, bege e off-white – que refletem a luz e aumentam o espaço.
  • Defina pontos de cor em almofadas, quadros e decorações para mimetizar conforto e acolhimento.
  • Opte por materiais práticos e resistentes ao uso diários – como laminados, porcelanatos e tecidos de fácil manutenção.

Cores e texturas bem combinadas unem estética a funcionalidade de longa duração. Materiais duráveis e de fácil manutenção — como laminados, porcelanatos e tecidos resistentes — também fazem toda a diferença na rotina.

Leia também: Portas mimetizadas: o que são, onde usar e por que estão em alta na arquitetura

4. Opte por iluminação em camadas e dimerização

Imagem de uma sala de estar moderna com sofá cinza, iluminação quente, prateleiras com livros, plantas e decoração minimalista com parede de tijolos expostos.

A iluminação é uma das partes mais importantes de um projeto porque molda o conforto visual, valoriza a decoração e altera instantaneamente a sensação de acolhimento do ambiente.

Em um espaço living, você pode planejar uma iluminação em camadas que contemple:

  • Luz geral – plafons ou trilhos criam base uniforme para atividades do dia a dia.
  • Luz de destaque – spots dirigidos para quadros ou decorações e luminárias em nichos ressaltam texturas e adicionam profundidade.
  • Luz de atmosfera – abajures e fitas de LED, controladas por dimmer, modulam o clima para relaxar ou recepcionar.

Dispositivos inteligentes – como interruptores, relés e dimmers –, permitem a criação de cenas pré-programadas, além de facilitar a alternância das camadas de luz em poucos toques, mantendo o living sempre pronto para qualquer ocasião.

Leia também: Novidades em automação residencial: os lançamentos 2025 da WEG Home

5. Inclua tecnologias discretas e funcionais

Imagem de um controle de iluminação inteligente instalado na parede de um apartamento moderno, com sala de estar confortável e janelas amplas.

Tecnologia e estética podem ser grandes aliadas! Hoje em dia, as soluções smart não apenas automatizam e protegem, mas também contribuem com a decoração dos ambientes.

Em espaços de living, você pode adicionar itens como:

  • Relés embutidos que acionam circuitos discretamente, sem placas extras na parede
  • Sensores de presença que detectam movimento e ativam automações imediatas
  • Dimmers que possibilitam ajuste da intensidade da luz, mesmo sem sair do sofá
  • Interruptores inteligentes que podem ser acionados pelo seu smartphone
  • Controles universais para comandar todos os dispositivos de um só lugar

Essas soluções são praticamente invisíveis, não alteram a decoração e fazem a rotina do usuário mais simples, confortável e inteligente.

6. Leve em consideração o conforto térmico e acústico

Sala moderna com parede de madeira, lareira a gás e sofá confortável em ambiente de home theater elegante e aconchegante

Mais do que um espaço bonito, um living moderno e funcional deve também levar em conta o conforto térmico e o controle de ruídos para promover o relaxamento e descanso ideais:

  • Sensores de temperatura e umidade monitoram o ambiente e podem ser integrados a outros dispositivos inteligentes para automatizar o funcionamento de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores.
  • Revestimentos macios, como tapetes, cortinas, pisos laminados e painéis acústicos suavizam reflexos sonoros e trazem acolhimento ao espaço.
  • Ventilação cruzada com janelas opostas e brises orientáveis ajudam a manter o ar fresco circulando sem depender só de eletrodomésticos.

Combinando soluções passivas e automação climática, você cria um refúgio confortável em qualquer estação.

Leia também: Conforto térmico: Como a temperatura da sua casa pode afetar a sua saúde?

7. Personalize cenas e mantenha seu ambiente em evolução

Mulher sorridente apreciando o pôr do sol, relaxando e aproveitando momentos de paz e tranquilidade ao lado da janela

Dispositivos inteligentes permitem a criação de cenas personalizáveis que respondem à sua rotina! Com simples toques em apps dedicados ou comandos de voz – via Alexa ou Google Assistente, por exemplo –, você pode sincronizar som, luz e clima em segundos, moldando o ambiente ao seu ritmo:

  • Crie a cena “Bom dia” para abrir cortinas, acender luz suave e colocar música ambiente.
  • Crie a cena “Cinema” para fechar cortinas, ativar a climatização e ligar TV e sistema de áudio.
  • Crie a cena “Leitura” para desligar distrações, acender a luz do abajur – e dimerize a intensidade da iluminação de acordo com sua preferência.

8. Explore as soluções WEG Home para ambientes modernos e funcionais

Um living bem planejado combina estética, conforto e tecnologia. Comece definindo objetivos, adicione iluminação inteligente e incorpore soluções WEG Home de forma gradual.

Como hub de soluções elétricas WEG para automatizar, proteger e decorar lares e ambientes comerciais, a WEG Home oferece linhas de produtos:

Quer saber mais sobre o universo WEG Home? Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho em cada lançamento e novidade!

Mais populares