Entenda a diferença entre tomadas de 10A e 20A
O novo padrão de tomadas do país, em vigor desde 2011, foi criado para oferecer mais segurança no uso de equipamentos elétricos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
A automação residencial deixou de ser luxo e virou acessível a todos. Não é preciso quebrar paredes nem investir uma fortuna para transformar os seus ambientes em espaços conectados, seguros e eficientes. Basta começar pelo básico e crescer conforme a sua rotina – seja para ter mais conforto, elevar a segurança, economizar energia ou controlar […]
11 de setembro de 2025
A automação residencial deixou de ser luxo e virou acessível a todos. Não é preciso quebrar paredes nem investir uma fortuna para transformar os seus ambientes em espaços conectados, seguros e eficientes.
Basta começar pelo básico e crescer conforme a sua rotina – seja para ter mais conforto, elevar a segurança, economizar energia ou controlar tudo à distância.
Neste conteúdo, veja como dar o primeiro passo na automação residencial, usando soluções modulares e eficientes!
Leia também: Novidades em automação residencial: os lançamentos 2025 da WEG Home

Antes de escolher dispositivos, questione-se sobre seus objetivos com a automação residencial:
Identificar sua prioridade evita gastos por impulso e direciona escolhas mais assertivas.
Dica de ouro: se está construindo ou comprando na planta, prepare seu imóvel para a automação – mesmo que não vá instalar tudo agora.
Peça ao eletricista para deixar o fio neutro nas caixas dos interruptores. Isso facilitará (e muito) a instalação de interruptores inteligentes no futuro, evitando retrabalho e dificuldades com tubulações já ocupadas. Simples agora, inteligente depois!

Quer deixar o ambiente inteligente sem quebra-quebra? Experimente dispositivos que não exigem perfurações ou troca de fiação, como:
Como porta de entrada para a automação, esses itens têm custo-benefício vantajoso e oferecem resultado imediato – o teste perfeito para quem está começando.
Leia também: Interruptor inteligente ou módulo de automação: qual é a melhor opção para você?

À medida que mais dispositivos inteligentes são adicionados ao seu ambiente, a comunicação entre eles precisa ser estável, rápida e eficiente. É aí que entra o Hub Zigbee, uma central que conecta e organiza esses dispositivos em uma única rede.
Zigbee é um protocolo de comunicação sem fio desenvolvido especificamente para automação residencial. Ele cria uma rede mesh — onde os dispositivos se comunicam entre si e não dependem apenas do roteador Wi-Fi —, garantindo maior alcance, estabilidade e desempenho.
Além disso, um Hub Zigbee permite:

Depois do Hub de Automação Zigbee instalado, você pode:
Assistentes virtuais, como Google Assistente e a Echo Dot, popularmente conhecida como Alexa, serão a ponte entre você e os seus dispositivos inteligentes:
A definição da sua assistente virtual é um primeiro passo importante porque elas irão garantir a compatibilidade dos dispositivos escolhidos nos próximos passos.
A WEG já tem tudo isso prontinho para você – plugues, interruptores, sensores, hub de automação Zigbee e complementos inteligentes, todos conversando no app exclusivo WEG Home.
Escolha o seu dispositivo de entrada, faça o teste e, quando sentir necessidade, expanda seu projeto de automação residencial sem complicações.
Explore as soluções inteligentes da WEG Home!
Leia também: Conforto térmico: como a temperatura da sua casa pode afetar a sua saúde?