Entenda a diferença entre tomadas de 10A e 20A
O novo padrão de tomadas do país, em vigor desde 2011, foi criado para oferecer mais segurança no uso de equipamentos elétricos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
O mercado de automação residencial está vivendo um boom. O consumidor atual quer mais: casas mais seguras, ambientes mais conectados, rotinas mais confortáveis. Para o varejo, isso representa uma oportunidade estratégica – afinal, quem sair na frente da concorrência, vai conquistar um público que só tende a crescer. Se você é lojista, este artigo vai […]
21 de agosto de 2025
O mercado de automação residencial está vivendo um boom. O consumidor atual quer mais: casas mais seguras, ambientes mais conectados, rotinas mais confortáveis.
Para o varejo, isso representa uma oportunidade estratégica – afinal, quem sair na frente da concorrência, vai conquistar um público que só tende a crescer.
Se você é lojista, este artigo vai te ajudar a entender os motivos para prestar atenção neste segmento. Continue a leitura e descubra por que revender automação residencial pode ser a virada estratégica que você procura para o seu negócio.
Leia também: 5 passos para criar uma loja virtual de automação residencial
O consumidor moderno não quer apenas produtos, quer soluções. Ele busca praticidade, tecnologia e controle, seja para aumentar a segurança do seu patrimônio, economizar energia ou simplificar a rotina.
Ambientes inteligentes deixaram de ser vistos como um luxo acessível para poucos e viraram desejo popular. A automação já é prioridade em novos projetos e reformas, e lojas que atendem essa demanda irão se destacar espontaneamente.

Revender automação residencial é mais do que apenas adicionar itens ao seu mix de produtos: é transformar o papel da sua loja no mercado.
Com consumidores cada vez mais interessados nesse tipo de tecnologia, o varejo tem chance de crescer – e muito –, junto com essa demanda.
A seguir, vamos mostrar os principais motivos que tornam a revenda de automação residencial uma oportunidade tão promissora para o seu negócio:
A automação cresce a passos largos no Brasil, segundo dados levantados pela Amazon, em 2023, foram registrados mais de 17 milhões de dispositivos de casa inteligente na Alexa. Quando se trata de projeções para esse mercado, a Grand View Research prevê um lucro de US$9.526,9 milhões até 2030, sendo um crescimento anual de aproximadamente 28,2% no mercado brasileiro.
Os consumidores estão cada vez mais interessados em câmeras de monitoramento, fechaduras inteligentes, sensores e dispositivos que se integram às assistentes de voz mais populares do mercado.
Leia também: Fechadura inteligente: o que é e como funciona?
Produtos smart possuem preço médio mais alto e, naturalmente, elevam o ticket da compra. Uma venda simples de iluminação pode se transformar em um pacote completo com relés, sensores, plugues e interruptores inteligentes – ampliando o faturamento sem aumentar o esforço de venda.
Automação combina perfeitamente com produtos elétricos já presentes no varejo, como interruptores, tomadas e quadros de distribuição. O cliente já procura esses itens: oferecer soluções integradas facilita o fechamento da venda, melhora a experiência e fideliza a clientela.
Quem oferece automação se destaca: você posiciona sua loja como inovadora, pronta para atender um público conectado, exigente e atento às tendências. O resultado disso? Mais visibilidade e, consequentemente, mais clientes.
O sucesso na venda de produtos de automação residencial depende de estratégia. Mas a gente te ajuda a começar.
Selecione uma linha variada e confiável, com design que dialogue com o público da sua loja. Soluções como as da WEG Home atendem diferentes perfis e projetos, garantindo flexibilidade e aumentando o potencial de vendas.

Crie um espaço especial para mostrar os produtos funcionando: uma fechadura inteligente acionada pelo celular, um sensor que liga luzes ao detectar movimentos… nada vende mais do que proporcionar ao cliente a experiência real de uso dos produtos.
Leia também: Wi-Fi ou ZigBee: o que é melhor e quais as diferenças?
Com o portfólio definido e espaços de demonstração prontos, é hora de preparar a equipe para explicar os benefícios e diferenciais de cada produto de forma clara e prática. O cliente quer entender como cada solução impacta e melhora sua vida – e sua equipe deve estar pronta para responder de forma satisfatória a todas as dúvidas que puderem surgir.
Invista em comunicações modernas e use as redes sociais para divulgar as novidades da sua loja! Fale de inovação, mas sempre com um tom acessível, alinhado ao dia a dia do seu consumidor.

Mais do que uma linha de produtos, a WEG Home é um HUB de soluções que decoram, protegem e automatizam ambientes residenciais e comerciais.
Com um portfólio completo, revender automação residencial WEG Home é oferecer soluções de qualidade, apoio para alavancar o crescimento dos lojistas parceiros e, claro, a confiabilidade que só a WEG é capaz de proporcionar.
Além de tudo isso, você ainda conta com produtos certificados, suporte técnico e materiais de PDV que ajudam a comunicar as novidades no seu ponto de venda.
O mercado de automação residencial não vai esperar – ele já é realidade! Revender automação residencial agora é garantir vantagem competitiva, aumentar o faturamento e fidelizar uma clientela conectada e exigente.
Quer transformar sua loja e entrar nesse mercado com a força de uma marca líder, como a WEG? Conheça o portfólio completo da WEG Home e seja um revendedor!