Tecnologia

Smart Home: 5 itens que podem ser acionados por voz

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabe o que é uma smart home? Parece algo futurista, mas está acontecendo no presente. As smart homes, ou casas inteligentes, são uma forte tendência que surgiu para facilitar a vida das pessoas e gerar mais conforto e comodidade.

Imagine o seguinte cenário: acordar pela manhã e, apenas com um comando de voz, controlar toda a sua casa. Com os benefícios da automação residencial, a smart home pode sozinha abrir as cortinas pela manhã, ligar a TV no seu jornal preferido, colocar a sua música favorita para você ouvir ou até mesmo preparar o seu café da manhã.

Uma coisa é certa: as smart homes compostas por itens que podem ser acionados por comando de voz são capazes de melhorar a qualidade de vida. Quer saber como? Então continue a leitura.

Por que as smart homes são uma forte tendência?

Smart homes são uma forte tendência principalmente por serem capazes de automatizar tarefas do dia a dia. Sendo assim, elas permitem que os moradores otimizem seu tempo, além de gerar muito mais conforto, praticidade, comodidade e segurança.

As pequenas tarefas do dia a dia demandam tempo e gasto de energia, gerando cansaço e estresse. Por isso, com umasmart home,você pode acordar e se arrumar para o trabalho com calma, sabendo que sua casa já se encarregou de passar um café quentinho para você. 

O uso do comando de voz torna tudo ainda mais prático, rápido e melhora a qualidade de vida. Dessa forma, é possível controlar diversos aparelhos dessa maneira, sem precisar se levantar para realizar a ação desejada. Um dos benefícios da automação é permitir que o usuário utilize seu tempo livre realmente para descansar.

Itens que podem ser acionados por comando de voz

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Google Assistente ou da Alexa, certo? O Google Assistente está nos smartphones em português desde 2017 e, aos poucos, sua tecnologia chegou às smart TVs, às caixas de som, entre outros itens.

A Alexa, desenvolvida pela Amazon, é uma assistente virtual capaz de executar tarefas simples, como configurar alarmes, informar a situação do tráfego ou a previsão do tempo, reproduzir músicas, entre outras funções.

Abaixo, selecionamos itens que podem ser acionados por comando de voz utilizando as tecnologias da Alexa e do Google Assistente.

Home theater

Com o comando de vozna smart home,é possível otimizar o entretenimento. Um dos itens que podem ser acionados é o home theater. É possível ligar o aparelho, regular o som, escolher o canal, entre outras opções, como deixar suas configurações favoritas já salvas.

Convenhamos que realizar todas essas funções sem a necessidade de levantar do sofá e procurar o controle remoto é muito mais cômodo e rápido, certo?

Aparelhos de TV

Os aparelhos de TV são os mais utilizados pelocomando de voz, podendo realizar todas as tarefas que o controle remoto faz. É possível escolher seu filme ou sua série favorita para assistir, o volume desejado e até o episódio específico em que você parou.

Aspirador de pó

Isso mesmo, a smart home é capaz de aspirar os ambientes para você, basta ativar o robô aspirador pelo comando de voz para que ele inicie sua limpeza pela casa. Quanta praticidade, não é mesmo? Além de otimizar o tempo, contribui para deixar o lar mais limpo e organizado.

Cortinas

Por meio da Alexa ou do Google Assistente, é possível abrir e fechar as cortinas apenas utilizando o comando de voz, mas, para isso, é preciso que a assistente virtual esteja integrada com o aparelho que realiza essa função. Também é possível configurar para as cortinas abrirem ou fecharem ao amanhecer/anoitecer ou com o uso da TV.

Lâmpadas

O comando de voz permite acender e apagar as lâmpadas, e, em algumas situações, é possível controlar a intensidade da iluminação do local. A automação residencial permite controlar as lâmpadas e as tomadas da casa com o comando de voz.

A automatização das casas traz diversos benefícios para os moradores, como maior conforto, comodidade e bem-estar. A smart home com itens acionados por comando de voz torna sua rotina mais prática e confortável.

Casa conectada é com a WEG Home. Uma linha que chegou para automatizar a sua casa e torná-la mais prática com soluções como controle universal, sensor de movimento, sensor de porta e janela, relé de cortina, interruptor, dimmer, câmeras interna e externa, controle remoto e plugue. Confira aqui outros benefícios da automação residencial.