Tecnologia

Automação residencial para idosos: conheça as soluções e os seus benefícios

Compartilhe nas redes sociais:

O avanço da tecnologia vem sendo percebido em diversos cenários, e uma que ganha destaque hoje é a automatização residencial para idosos. Mais do que uma facilidade para o dia a dia, ela transformou-se em um recurso de acessibilidade.

Casas inteligentes não adicionam apenas conforto em nossas vidas, elas acrescentam segurança e independência.

Saiba mais sobre esse tema e quais são as principais soluções que estão vindo para facilitar a vida das pessoas da terceira idade. Continue a leitura!

Automação residencial para idosos

A automação residencial foi pensada para trazer segurança, praticidade e conforto ao cotidiano. O controle e o gerenciamento remoto de certas funcionalidades da casa são alguns dos objetivos para promover mais conforto e segurança.

É possível controlar o sistema com aplicativos de celular, teclados de parede, interface web, displays touch screen e dispositivos com comando de voz.

Para os idosos, a automação residencial é vista como uma oportunidade de ajudar a viverem a própria vida de maneira mais independente.

Principalmente para os que possuem alguma limitação física, a automação residencial pode facilitar a execução de tarefas simples, como acender e apagar as luzes. Assim, os idosos podem usufruir de um ambiente muito mais confortável.

Principais soluções de automação residencial para idosos

Existem vários equipamentos utilizados na automação residencial. A seguir, listamos as soluções mais utilizadas pelas pessoas da terceira idade para facilitar o dia a dia.

Persianas automatizadas

As persianas automatizadas surgiram para facilitar a vida doméstica das pessoas. Com apenas um controle, o idoso pode regular a luminosidade do ambiente e até mesmo a temperatura.

Elas possuem um mecanismo eletrônico que, ao ser acionado pode abrir ou fechar. As vantagens de ter a persiana automatizada são: manuseio facilitado, controle da incidência solar, controle de qualquer lugar do mundo.

Clique aqui e conheça o Módulo Relé para Controle de Persianas da WEG Home.

Câmeras de monitoramento

Em uma casa automatizada, é possível instalar câmeras de monitoramento para vigiar diversos ambientes e ter maior controle sobre o que está acontecendo em tempo real.

Sendo assim, esse equipamento é perfeito para os familiares poderem monitorar a pessoa de terceira idade por meio de um computador ou smartphone a fim de verificar se está tudo bem com ela.

Com esse acesso, é possível identificar quando algo estiver errado mesmo quando a pessoa idosa não puder pedir ajuda.

Clique aqui e conheça as câmeras da WEG Home.

Sensores de movimento e abertura

Outro recurso extremamente útil para as residências de idosos são os sensores de movimento. Tendo como função ligar e desligar, os sensores podem manter a iluminação apenas dos cômodos que estão ocupados.

Agora, imagine que o idoso tenha que se deslocar no meio da noite do seu quarto até o banheiro. Com os sensores de movimento, é possível fazer com que as luzes se acendam pela casa conforme o idoso for caminhando, dessa forma, o caminho fica mais seguro pois ajuda a evitar que o idoso esbarre em algum objeto e venha a acidentar-se.

Clique aqui e conheça o Sensor de Movimento da WEG Home.

Além dos sensores de movimento, existem os sensores de abertura de portas e janelas. Esse tipo de sensor serve para ajudar a detectar situações anormais em que o idoso não está em casa, por exemplo.

Quando alguma porta ou janela forem abertas, o sensor pode enviar notificações no smartphone para alertar.

Uma aplicação diferenciada desse tipo de sensor de abertura é utilizá-lo como ajuda para o controle de medicamentos. Para isso, você pode inserir o sensor nas gavetas de remédio, por exemplo, e controlar sempre que a gaveta for aberta e fechada.

Dessa forma é possível saber se o idoso tomou ou não os medicamentos e também auxiliá-lo a lembrar dos horários de cada dose. Tudo isso pode ser feito remotamente.

Clique aqui e conheça o Sensor de Portas e Janelas da WEG Home.

Botão do pânico

O botão do pânico são pequenos botões que têm o propósito de serem imperceptíveis para os desavisados, mas que garantem a chance de socorro de quem o possui.

Eles são pensados para a segurança pessoal e podem ser instalados em vários locais, como móveis, portas e até mesmo em pulseiras, colares ou algo que fique o tempo todo com o morador.

Em situações de risco ou emergência, ele pode ser acionado, e um alerta é enviado para uma central de emergência. Além disso, quem o usa pode enviar um aviso para seus familiares.

Todas essas ações podem ser feitas de maneira discreta e sem pôr em risco a vida da pessoa.

Plugue inteligente

Outra solução que é de grande utilidade é o plugue inteligente. Com ele, é possível controlar aparelhos eletrônicos com comandos de voz ou por um aplicativo de celular.

Sem falar que a instalação dessa solução é super fácil e rápida. Ele é usado como um adaptador para tomadas comuns e pode ser configurado para ligar e desligar aparelhos por meio da rede de internet Wi-Fi.

As funcionalidades podem ser exploradas por meio de um aplicativo.

As vantagens do plugue incluem segurança, comodidade, economia de energia, conforto e praticidade. Com ele, você pode ligar e desligar a cafeteira, verificar se foi esquecido o ferro de passar roupa ligado, entre outras coisas.

Clique aqui e conheça o Plugue Inteligente da WEG Home.

Benefícios da automação residencial para idosos

Como você viu, são vários os benefícios da automação residencial para idosos e ainda existem outros além do que listamos aqui.

De modo geral, podemos considerar como principais benefícios da automação residencial para idosos:

  • Execução de tarefas por comando de voz ou por meio de smartphones e computadores.
  • Mais conforto, praticidade e principalmente segurança para o dia a dia.
  • Monitoramento dos ambientes em tempo real.
  • Programação de tarefas e possibilidade de automatizar diversos equipamentos.
  • Possibilidade de integrar equipamentos, podendo acioná-los em conjunto.

WEG Home, soluções para automação residencial

Proporcionando bem-estar e praticidade, a WEG Home conta com diversos recursos para automação residencial:

  • Módulos de controles para iluminação e energia.
  • Sensores de presença.
  • Sensores de abertura de portas e janelas.
  • Câmeras IP.
  • Controle Universal.

Saiba mais sobre a linha completa de automação residencial da WEG Home e garanta uma casa mais conectada e mais inteligente. Se quiser saber onde comprar os produtos da WEG Home, clique aqui.