Arquitetura

Arquitetura sustentável: 5 práticas para adotar em casa

Compartilhe nas redes sociais:

A escassez dos recursos naturais está batendo à nossa porta – nos últimos 50 anos, retiramos mais da natureza do que toda a humanidade em sua caminhada de 200 mil anos pela Terra. Por isso, atitudes ‘verdes’ deixaram de ser uma prática de pessoas conscientes, para tornarem-se necessidade. Nos dias atuais, é possível buscar soluções que poupam nossos recursos em qualquer segmento – e é na arquitetura sustentável que encontramos um dos principais pilares da preservação ambiental.

O conceito vai além do uso de matérias-primas ecológicas, da economia de água no processo de construção e do descarte correto dos resíduos decorrentes da obra. A arquitetura sustentável se trata também de medidas adotadas após o término do projeto, quando o imóvel passa a ser habitado. Algumas escolhas interferem positivamente e transformam o dia-a-dia dos moradores.

A seguir, elegemos 5 práticas pós-obra que são amigáveis ao meio-ambiente e, de quebra, aumentam a qualidade de vida de quem vive no local.

Captar a água da chuva

arquitetura-sustentável-2

A captação da água da chuva é uma prática comum da arquitetura sustentável. Existem modelos de cisternas com diferentes dimensões, o que torna a adoção do sistema bastante prática, já que é possível escolher o modelo mais adequado de acordo com a destinação da água coletada. Ela pode ser utilizada para regar plantas e jardim, na higienização de carros e pisos e para a descarga dos banheiros, promovendo uma economia razoável nos custos da água tratada e colaborando com o meio-ambiente.

Aproveitar o lixo orgânico

arquitetura-sustentável-2

Assim como os recicláveis, os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados com a compostagem. A técnica permite a produção de adubo orgânico em casa para nutrir canteiros e hortas. O método é simples: armazene restos de frutas, legumes e pó de café em um recipiente com tampa. Por cima, coloque uma camada fina de serragem e aguarde cerca de quatro meses, mantendo os resíduos longe de lugares úmidos.

Adotar a energia solar

arquitetura-sustentável-2

Limpa, eficiente e amigável à natureza, a captação da luz do sol e sua transformação em energia traz uma série de benefícios. O imóvel que emprega o sistema fotovoltaico ganha em valorização, e a economia com a conta de luz pode chegar a 95%. Com vida útil estimada em 25 anos, as placas solares não impactam negativamente o meio-ambiente, ao contrário das usinas hidrelétricas.

Instale reguladores para a água

Ela costuma ser um dos recursos essenciais mais desperdiçados, mas, com algumas medidas, é possível reverter esse quadro, usando apenas a quantidade necessária de água. Além de praticar o que aprendemos desde criança – fechar a torneira enquanto escova-se os dentes e banhos eficientes não precisam ser longos – é interessante instalar válvulas reguladoras de água em descargas e torneiras.

Telhado verde

arquitetura-sustentável-2

A ideia de instalar ecotelhados vem se espalhando pelas cidades. No alto dos prédios ou mesmo em casas, uma cobertura com vegetação quase faz milagres: reduz a temperatura ambiente nos dias quentes e evita que o calor se dissipe no inverno; melhoram o isolamento acústico e reduzem a poluição atmosférica. Com preços cada vez mais acessíveis aos consumidores, alguns telhados verdes vêm equipados com sistemas de captação da água da chuva para reuso.

Todas essas medidas são formas de abraçar o sustentável e otimizar o uso dos recursos naturais ainda disponíveis para gerar menos impacto nas atividades cotidianas. Neste artigo, falamos mais sobre a ecoarquitetura e aqui apresentamos 5 aplicativos que auxiliam o usuário a aplicar a sustentabilidade diariamente.