Tecnologia

5 motivos para investir em uma casa inteligente em 2022

Compartilhe nas redes sociais:

O conceito de casa inteligente tem se tornado uma tendência cada vez mais forte no mundo da arquitetura. Uma residência com equipamentos que podem ser controlados de qual lugar do mundo com um simples acesso em seu dispositivo móvel não é coisa do futuro.

A automação residencial já é realidade e está se tornando cada vez mais acessível. Por isso, pensar nas casas inteligentes é algo que deve passar a fazer parte dos planos das pessoas. Os arquitetos e as construtoras devem estar atentos a isso em seus projetos e obras, a fim de possibilitar a instalação de uma smarthouse.

Ainda tem dúvidas por que deve investir em uma casa inteligente em 2022? Então continue a leitura e confira alguns bons motivos para isso!

Por que investir em uma casa inteligente em 2022?

1. Segurança

Um dos grandes motivos para ter uma casa inteligente é que ela proporciona mais segurança. Alguns dos recursos para isso são as fechaduras inteligentes, que liberam o acesso por meio de reconhecimento biométrico.

A tecnologia também permite abrir as portas com um dispositivo móvel, como um celular. Assim, mesmo não estando em casa você pode permitir a entrada para uma pessoa autorizada, como um familiar que está sem a chave.

Ainda existem outros recursos, como as câmeras inteligentes – que podem ser monitoradas remotamente – e os sensores de presença em portas e janelas – que permitem a verificação à distância de quem entrou ou saiu da casa.

2. Funcionalidade

Outro princípio de uma casa inteligente é garantir funcionalidade. Acender as luzes, fechar as cortinas, abrir a porta, acionar a máquina de lavar, ligar o ar-condicionado… Todas essas ações cotidianas se tornam muito mais funcionais com a automação residencial.

Imagine, por exemplo, que apenas por um comando de voz ou um toque no celular você pode reduzir as luzes na hora de assistir a um filme. Ou, ainda, poder receber uma notificação quando um alimento na geladeira estiver acabado ou estiver próximo do vencimento.

Assim, a vida em uma casa inteligente se torna mais funcional, trazendo muitas facilidades para o dia a dia dos moradores.

3. Praticidade

Além de facilitar a sua vida, investir em uma casa inteligente em 2022 também vai trazer muito mais praticidade e conforto. Isso porque, além do controle remoto dos seus aparelhos, você também pode definir padrões pré-programados.

Por exemplo, por meio da integração com o GPS, você pode programar para que o portão da garagem abra assim que você estiver chegando em casa. Também é possível definir um horário para o ar-condicionado ser acionado e, assim, ao chegar, a temperatura estará conforme o seu gosto.

E, se você não tem tempo para cuidar do jardim, pode contar com os sistemas de irrigação inteligentes. Além de poder acionar a irrigação de qualquer lugar, a umidade do solo pode ser monitorada por sensores para garantir a rega ideal.

4. Economia

Se já não bastasse mais segurança e conforto, uma casa inteligente também ajuda na economia e na sustentabilidade. Primeiro, porque você pode programar para que os dispositivos funcionem em horários em que a energia elétrica tem tarifa mais baixa.

Além disso, também é possível ajustar diferentes níveis de intensidade de luz para cada situação específica, o que ajuda a reduzir o consumo de energia.

Outra forma de economizar é utilizar o recurso de monitoramento e controle remoto da iluminação inteligente. Assim, se ao sair de casa você se lembrar que não apagou a luz, basta acionar o desligamento das lâmpadas pelo smartphone, evitando o desperdício.

5. Acessibilidade

Mais um motivo para investir em uma casa inteligente em 2022 é que as inovações em automação residencial estão ficando mais acessíveis, com o mercado oferecendo cada vez mais opções de equipamentos inteligentes.

Além disso, a instalação vem se tornando mais simples, sem necessidade de grandes obras de infraestrutura. Muitos dos aparelhos de automação residencial, por exemplo, precisam apenas de uma rede de internet sem fio para funcionar.

Viu como existem bons motivos para investir em uma casa inteligente em 2022? Por isso, fique de olho nas tendências e não deixe de usufruir dos benefícios da tecnologia. Para continuar por dentro das novidades, continue acompanhando o nosso blog!