Arquitetura

5 melhores ferramentas de realidade aumentada para a arquitetura e a construção civil

Compartilhe nas redes sociais:

A realidade aumentada na arquitetura já é uma ferramenta muito comum na área. Trata-se, basicamente, de uma forma de integrar realidade e simulações virtuais.

Por meio de uma câmera, sensores e programa de computador dessa tecnologia fazem com que seja possível visualizar um ambiente que ainda esteja em fase de projeto utilizando imagens digitais.

O desenvolvimento de tecnologias tem trazido inúmeros avanços, principalmente em segmentos como a arquitetura e a construção civil. A realidade aumentada adiciona recursos, permite atingir maior grau de qualidade, precisão e riqueza aos detalhes do trabalho.

Com essas mudanças, o mercado se tornou mais tecnológico e requintado.

Preparamos um conteúdo para destacar os benefícios da realidade aumentada para a arquitetura e mostrar quais tecnologias se destacam no uso dessa ferramenta. Acompanhe!

Importância das ferramentas de realidade aumentada para a arquitetura e a construção civil

No caso dos projetos de arquitetura e construção civil, as ferramentas de realidade aumentada podem auxiliar a visualizar com antecedência como ficará determinada construção e sua decoração. 

Ao ajudarem a contemplar como será o ambiente na prática, trazem uma experiência rica e importante para ofertar serviços. Além disso, permitem aproximar o projeto daquilo que o consumidor realmente quer ver. Desse modo, contribuem para a qualidade e a melhoria de qualquer tipo de projeto. 

Em resumo, a realidade aumentada diminui o risco de erros estruturais. A comunicação também ganha nesse ponto devido ao fato de a ferramenta ajudar tanto o cliente quanto o profissional na hora de se expressarem sobre os projetos e demonstrarem o que idealizaram.

Para ficar mais claro o uso da realidade aumentada pela arquitetura, listamos 5 tecnologias da área que já aplicam o uso da ferramenta:

1- Augment

Plataforma disponível em forma de software como serviço (SaaS) oferece oportunidade de fazer upload de plantas 3D. Tem plugins que funcionam em programas como Sketchup, Revit, 3DS Max e SolidWorks, alguns dos mais usados por profissionais da área.

Utilizando esse software, é possível escanear projetos e dar “vida” aos ambientes, vendo produtos 3D neles, e apresentá-los ao consumidor por um smartphone.

2- ARki 

O ARki funciona em Android e iOS, possibilitando visualização em tempo real, além de sobrepor projetos 3D em planos 2D. Oferece funcionalidade de análise solar em tempo real, o que pode ser muito útil para profissionais de arquitetura ao dimensionar casas e projetos de acordo com a posição em que nasce ou se põe o sol.

É um recurso interativo que permite selecionar materiais e trocá-los com facilidade para simplificar as escolhas. Além disso, possibilita o compartilhamento em redes sociais dos resultados, o que ajuda a divulgar os serviços, tornando mais realístico o trabalho.

3- Visidraft 

É compatível com AutoCAD e Revit. Permite ver o projeto em 3D apontando uma câmera para o ambiente. Assim é possível fazer comparativos de como é o local no momento e como poderá ser otimizado e aproveitado depois.

Explorar recursos assim permite uma visão mais clara do projeto finalizado, podendo inclusive ajudar na formulação dos detalhes.

Quanto melhor se vê o projeto, mais criativo ele pode ficar. Uma boa pedida nesse sentido pode ser apostar em automação residencial e entender como decorar com tomadas e interruptores.

4- SmartReality

Este aplicativo é uma das melhores ferramentas de realidade aumentada para a arquitetura. Possibilita visualizações tridimensionais do projeto, dando-lhe características reais. Pode facilmente sobrepor projetos que estejam em modelo BIM em plantas impressas. Esses modelos geralmente são feitos de modo compartilhado por vários profissionais ao mesmo tempo (arquiteto, parte hidráulica e assim por diante). Dessa forma, consegue-se visualizar os projetos, ampliar e verificá-los em todas as fases, podendo até mesmo criar uma linha do tempo da construção.

5- Pair 

Dentre as melhores ferramentas de realidade aumentada, o Pair possibilita que os profissionais arrastem 3D de equipamentos e mobiliários facilmente. É muito prático para montar projetos de decoração internos.

Outra funcionalidade que torna todo o trabalho mais real é a possibilidade de “caminhar” e ir se movendo pela realidade aumentada como se estivesse presente no ambiente. Isso traz diferentes ângulos de visão e gera uma sensação mais próxima e impactante.

Vale lembrar de que quem estiver buscando boas ferramentas e quiser outra boa opção gratuita pode ainda recorrer ao Storyboard VR, que a partir de um modelo 2D mesmo, permite editar, colocar animação, dimensionar e fazer a prototipagem de projetos.

Gostou de conhecer mais sobre essas ferramentas de realidade aumentada para a arquitetura e construção civil?

Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais dicas.