Tecnologia

4 novidades em IoT e automação residencial mais populares em 2020

Compartilhe nas redes sociais:

A Internet das Coisas (IoT), tecnologia cada vez mais em evidência, é responsável por uma série de inovações em diversos setores. Embora muito falada no mundo dos negócios, a IoT não está apenas nas empresas. Ela já está presente também em nossas casas, por meio dos conceitos de casa inteligente e automação residencial.

Mesmo com pouco uso da IoT até alguns anos atrás, podemos dizer que já vivíamos em uma realidade de automação em nossas casas. Afinal, os lares têm estado cada vez mais integrados, com dispositivos eletrônicos conectados à rede Wi-Fi ou Bluetooth.

E o ano de 2019 foi marcado pelo lançamento e consolidação de algumas dessas tecnologias, que estão surgindo para facilitar o dia a dia e proporcionar segurança aos moradores. Selecionamos as quatro que, para nós, serão as mais populares em 2020 e estarão cada vez mais presentes nas casas brasileiras. Confira!

Automação residencial: 4 novidades para você acompanhar

novidades-automação-industrial-2

1. Smartspeakers com o Google Assistente, da JBL

Estes smartspeakers – ou caixas de som inteligentes – usam o assistente virtual de voz do Google para gerar interação com outros dispositivos; criando, assim, uma casa conectada. A ideia é permitir que o usuário utilize o “Ok, Google” e os respectivos comandos de voz para interagir remotamente com os aparelhos da casa.

Com a tecnologia, é possível, por exemplo:

– Acender e apagar as luzes;

– Ligar a televisão e escolher um canal;

– Ligar aparelhos eletrodomésticos;

– Abrir ou fechar cortinas;

– Desligar o alarme.

novidades-automação-industrial-3

2. Lâmpada LED inteligente, da Xiaomi

Outra novidade em IoT e automação residencial é o modelo de lâmpada inteligente da Xiaomi, a Yeelight Smart LED Bulb. O design se mantém semelhante às lâmpadas tradicionais, mas acrescenta a possibilidade de controle remoto. Por meio do aplicativo Yeelight para smartphones, o usuário pode controlar a luz de sua casa.

O produto visa também economizar energia. Isso porque o próprio dispositivo possui LED na parte interna, o que já contribui para a economia – mesmo com brilho mais intenso. Além disso, o usuário pode controlar virtualmente as peças.

Fora as lâmpadas inteligentes brancas, a Xiaomi também disponibiliza modelos com LEDs coloridos. Inclusive, a lâmpada conta com o recurso de comando por voz do Google Assistente ou da Alexa.

novidades-automação-industrial-4

3. Alexa, da Amazon

A Alexa, tecnologia de Inteligência Artificial da Amazon, existe desde 2014. Em 2019, a empresa lançou sua versão em português, trazendo a ferramenta para o Brasil junto com os dispositivos Echo e as caixas de som inteligentes.

A Alexa é uma assistente virtual que, por meio de comandos de voz, é capaz de executar milhares de ações. No caso da automação residencial, a tecnologia conversa com outros dispositivos. Isso permite que o usuário controle produtos compatíveis, como câmeras, eletrodomésticos, lâmpadas e fechaduras inteligentes.

Os recursos para deixar a casa conectada são muitos. Você pode dar comandos para:

– Abrir ou trancar a porta;

– Acender ou apagar a luz;

– Alterar a temperatura do ar-condicionado;

– Fazer chamadas telefônicas;

– Pedir receitas de culinária;

– Fazer conversões de medidas;

– Receber as últimas notícias;

– Tocar música;

– Controlar aparelhos eletrodomésticos;

– Comprar determinado produto à sua escolha

novidades-automação-industrial-5

4. Sistemas de identificação de presença, da WEG

Além das facilidades da automação residencial, a IoT também melhora os sistemas de segurança de uma casa inteligente. Já que, com módulos de sensor de presença, é possível detectar movimentos de pessoas, animais e veículos.

Os sensores podem ser usados com lâmpadas e podem substituir interruptores comuns. Assim, o recurso permite maior economia de energia por meio da programação de tempo para acionamento e desligamento da iluminação.

Como se pode ver, o Brasil está cada vez mais se inserindo na realidade da automação residencial. Tanto para lojistas que trabalham com esses produtos, quanto usuários que desejam mais conforto, segurança e praticidade, é essencial ficar de olho nas novidades.

Quer continuar por dentro da IoT, automação residencial e outras tendências? Então, inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!