Arquitetura

5 filmes sobre arquitetura e decoração

Compartilhe nas redes sociais:

Capaz de contar histórias e traçar uma linha do tempo cultural, a arquitetura é um elemento de forte presença em filmes e documentários – seja como coadjuvante ou como personagem principal, retratada de forma lúdica ou ao pé da letra, revelando nosso cotidiano.

Selecionamos 5 filmes e documentários que trazem a arquitetura como a grande estrela e que são indicados para quem ama esse universo. Confira a seguir!

A escala humana (2013)
Gênero: Documentário

Em pleno século XXI, cerca de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, e este número deve subir para 80% em 2050. O documentário dinamarquês de 2013, dirigido por Andreas Dalsgaard, reúne depoimentos de pensadores, arquitetos e urbanistas sobre a vida moderna, questionando o que acontece quando as pessoas tornam-se o centro do nosso planejamento.

https://www.youtube.com/watch?v=r3q9ifNfd1Y

A origem (2010)
Gênero: Ficção Científica

Manipular sonhos e construir lugares a partir do inconsciente dos personagens é o que torna A Origem uma unanimidade quando se trata de filmes sobre arquitetura. No longa, é possível entrar na mente das pessoas e manipular os cenários. Assim, surgem novas cidades e construções inimagináveis, em uma viagem completamente surreal.  Não por acaso, a obra recebeu dois Oscars de Melhor Fotografia e de Efeitos Visuais.

As casas mais extraordinárias do mundo (2017-2019)
Gênero: Seriado

Já na terceira temporada, a série produzida pela BBC leva uma dupla de apresentadores mundo afora, visitando residências que fogem do convencional e se destacam por detalhes únicos, como piscinas transparentes, lares subterrâneos ou em clareiras na floresta. Pura inspiração para quem trabalha na área!

https://www.youtube.com/watch?v=5UDBG_SgfGA

Meia noite em Paris (2011)
Gênero: Comédia Romântica

Misturando fantasia com comédia romântica, esse longa-metragem conta a história de um roteirista americano frustrado que viaja à Paris com a família da noiva. Na cidade-luz, o jovem faz uma viagem no tempo, mostrando a evolução da arquitetura tradicional parisiense ao longo das últimas décadas.  Uma volta ao passado cheia de classe.

Abstrato: a arte do design
Gênero: Série documental

Lançado em 2019 pela Netflix, essa série celebra o mundo criativo ao apresentar, em cada episódio, grandes nomes do design contemporâneo. Entre eles, o responsável pela criação dos tênis da linha Air Jordan, da Nike; A designer de interiores Ilse Crawford, criadora da revista Elle Decoration; E o arquiteto Bjarque Ingels, sócio do Bjarke Ingels Group. Exibida em 8 episódios, a série comprova que, embora haja talento, é preciso trabalho árduo para se tornar um peixe grande na área.

O cinema é capaz de mudar nossa percepção sobre o mundo em que vivemos, mostrando a importância dos detalhes arquitetônicos e provando que eles contam nossa história. A WEG leva esse cuidado adiante ao projetar suas linhas de tomadas e interruptores, desenvolvidas para mostrar que o design pode estar em todos os lugares da casa, transformando cada lar em um espaço único que realmente tenha a identidade de seus moradores. Para conhecer todas as nossas linhas, acesse o site.

Leia também:

+ 5 filmes e séries imperdíveis sobre arquitetura na Netflix

+ Como funciona o processo criativo dos arquitetos, por Áliqui Sodré

+ 8 perfis de arquitetura e decoração para seguir no Instagram