Arquitetura

5 cidades com ideias sustentáveis ao redor do mundo

Compartilhe nas redes sociais:

Muitas cidades grandes, hoje, sofrem com a superpopulação. De acordo com o relatório “The World’s Cities in 2016”, da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2016, 54,5% da população mundial vivia em grandes centros urbanos. Esse cenário traz consigo problemas de cunho social e ecológico como poluição das ruas e do ar.

Assim, ideias sustentáveis criadas nos grandes centros urbanos são essenciais para melhorar a qualidade vida de quem mora nestes lugares. Nesta lista, você confere 5 cidades ao redor do mundo que buscam um desenvolvimento mais sustentável, com ideias que podem ser aplicadas em outros centros!

ideias-sustentaveis-pelo-mundo

Copenhagen, Dinamarca

Copenhagen é usualmente lembrada como uma das cidades mais sustentáveis do planeta. Em 2009 a cidade implantou uma meta para se tornar a primeira capital carbono neutra do mundo até 2025, como parte do Plano Climático CPH 2025.

Copenhagen tem focado em reduzir o consumo de energia elétrica de várias formas, incluindo um sistema de aquecimento urbano que conecta quase todas as casas e um inovador sistema de resfriamento que economiza até 70% de energia quando comparado ao tradicional ar condicionado.

A cidade também tem seu foco na mobilidade, integrando o transporte público e construindo super ciclovias ao redor da cidade, que transportam até 45% de todos os residentes, que usam bicicleta todo dia como seu meio de transporte.

ideias-sustentaveis-pelo-mundo

San Francisco, Califórnia

San Francisco abriga algumas das empresas tecnológicas mais inovadoras do mundo, incluindo Airbnb, Uber e Twitter. Não é à toa que a sustentabilidade na cidade vem acompanhada destes adjetivos. A cidade reduziu, por exemplo, seu consumo de água em quase 49 galões de água por dia (a média nacional é de 80 a 100 galões por dia).

O transporte público também é um exemplo, com ônibus híbridos e o sistema MUNI com praticamente zero-emissão carbono. O MUNI, como o nome sugere, é um sistema de transporte que circula apenas dentro do MUNIcípio. A linha do MUNI vai muito além do metrô, contando também com ônibus, teleféricos e carros.

ideias-sustentaveis-pelo-mundo

Vancouver, Canadá

Vancouver é lar de muitos ativistas ambientais. Em 1990, foi uma das primeiras cidades americanas a debater as mudanças climáticas, com o relatório “The Clouds of Change” (As Nuvens da Mudança, em tradução livre).

Em 2012, a cidade lançou o Plano de Ação da Cidade Mais Verde, que traz 10 objetivos que devem ser atingidos até 2020, incluindo o aumento de “trabalhos verdes”, redução das emissões de gases no transporte e expansão das construções sustentáveis.

Vancouver também se comprometeu a usar 100% de sua energia de fontes renováveis até 2050. Esse objetivo é muito interessante e particularmente difícil, pois fala de todas as formas de energia utilizadas pela cidade, incluindo aquecimento, resfriamento e transporte.

ideias-sustentaveis-pelo-mundo

Estocolmo, Suécia

Estocolmo é uma cidade em crescimento, que busca ser atrativa para o público em geral e consciente para com o planeta ao mesmo tempo. Ela foi premiada como a primeira Capital Verde da Europa, em 2010, pela Comissão Europeia, e possui um objetivo claro de não utilizar mais nenhum combustível fóssil até 2050.

Por isso, o aquecimento urbano da cidade hoje provém mais de 80% da água quente e aquecimento nos apartamentos. Outra razão do sucesso da cidade é seus residentes, que se orgulham de ser chamados “climate-smart”. 8 de cada 10 cidadãos sentem que a cidade deveria obrigar seus residentes a serem mais amigáveis com o meio ambiente (a gente concorda!).

ideias-sustentaveis-pelo-mundo

Singapura

Com uma população de mais de 5 milhões de pessoas, Singapura é uma das cidades que mais “pensa verde” na Ásia. A cidade está comprometida com objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030, incluindo melhorar a eficiência energética em 30%, garantindo que 80% de suas construções sejam ecologicamente corretas e amigáveis!

Singapura também melhorou seus índices de sustentabilidade fazendo grandes mudanças no setor de transportes. Seu sistema público de transporte é efetivo e ajuda a reduzir a poluição na cidade e também os engarrafamentos. Esse mesmo sistema também auxilia as pessoas a se locomoverem a pé e de bicicleta!

Quer conferir mais ideias sustentáveis? Clique aqui!