Arquitetura

Telha sanduíche: vantagens e desvantagens

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabia que a escolha da telha pode influenciar em vários fatores de uma construção? A telha sanduíche, por exemplo, é uma das melhores opções para quem busca mais conforto térmico e acústico, dentre outras vantagens. Por outro lado, esse tipo de telha também pode ter algumas desvantagens, como o alto custo.

Portanto, para que você faça a escolha certa para a sua obra, explicaremos melhor as características da telha sanduíche, além de mostrar as principais vantagens e desvantagens desse material. Confira a seguir!

O que é telha sanduíche?

A telha termoacústica – ou, como é popularmente conhecida, telha sanduíche – é um dos 11 tipos de telhas disponíveis no mercado. Além de ser um revestimento para telhados, ela serve também como divisória e vedação em uma obra.

Assim, ela pode ser usada para dar isolamento térmico e acústico e, por ser feita sob medida, também serve para criar e vedar paredes e fachadas, especialmente em obras com sistemas construtivos do tipo steel frame e drywall.

A telha sanduíche é composta de duas chapas metálicas, que podem ser de aço galvanizado ou galvalume, com um material isolante no meio que geralmente é feito de isopor (EPS – poliestireno) ou poliuretano. Daí o nome popular ser telha sanduíche.

A espessura padrão do isolante costuma ser de 30 mm. Contudo, pode variar conforme o nível de isolamento desejado. Já em relação ao tamanho das telhas sanduíches, a largura geralmente é de um 1 metro, e o comprimento pode variar de 2 a 8 metros.

Quanto às chapas metálicas, elas podem ser pintadas com tinta eletrostática, o que contribui para dar mais beleza e criatividade para a construção.

8 vantagens da telha sanduíche

A telha sanduíche oferece várias vantagens para a construção. Veja as principais!

1. Fácil instalação

A telha sanduíche não precisa de forro, pois é instalada diretamente. Além disso, ela pode ser usada em telhados embutidos ou aparentes.

2. Versatilidade

Outra vantagem é que ela é versátil, podendo ser usada tanto em grandes quanto em pequenos projetos, como casas ou galpões.

3. Personalização

A telha sanduíche é feita sob medida, o que permite maior personalização dos projetos. Por isso, como dissemos anteriormente, ela pode servir como cobertura, mas também como divisória e vedação.

4. Isolamento acústico

A telha sanduíche garante significativa redução de ruídos externos, proporcionando uma barreira acústica de 20 a 40 decibéis.

Por isso, é indicada para imóveis localizados em regiões com muito barulho, como avenidas, bares, metrô, áreas com grande trânsito de pessoas etc.

5. Isolamento térmico

Além do isolamento acústico, a telha sanduíche tem a vantagem de proporcionar 90% de redução térmica para fechamentos e coberturas.

Com o controle térmico, é possível impedir o superaquecimento das coberturas, evitando a condensação e o gotejamento de água.

6. Redução de gastos

Com maior controle térmico, também é possível diminuir o uso de ares-condicionados e ventiladores, reduzindo custos com energia elétrica.

7. Redução de riscos

Outra vantagem é que a telha sanduíche tem ação retardante a chamas, reduzindo o risco de alastramento.

8. Redução de umidade

Além disso, a telha sanduíche tem a vantagem de não absorver água, reduzindo a umidade.

3 desvantagens da telha sanduíche

Em relação às desvantagens da telha sanduíche, veja o que você precisa considerar.

1. Cuidados com o projeto

Embora a telha sanduíche tenha garanta maior conforto térmico e acústico, é preciso ter em mente que sozinha ela pode não trazer os efeitos desejados.

Ou seja, as outras partes do projeto, como a orientação solar, por exemplo, também precisam contribuir para essa finalidade.

2. Profissionais especializados

Além dos cuidados específicos com o projeto, é preciso levar em consideração que, para usar a telha sanduíche, você precisará de profissionais altamente qualificados e que tenham conhecimento técnico especializado.

3. Alto custo

O preço da telha sanduíche pode variar conforme alguns fatores, como a região do país, a espessura da telha ou o material usado como isolante. No geral, o custo desse tipo de telha costuma ser alto.

Em compensação, em longo prazo, o custo-benefício pode ser positivo, visto que sua manutenção é bastante simples.

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens e as desvantagens da telha sanduíche? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo da construção civil. Conheça também a nossa linha de tomadas e interruptores!