Negócios

Entenda o que é INCC e a sua importância para as construtoras

Compartilhe nas redes sociais:

Diante das previsões otimistas para o mercado imobiliário em 2021, entender ainda mais sobre as possibilidades para o financiamento de imóveis se tornou essencial. Para as construtoras, os indicativos e siglas podem ser um desafio. Um dos principais é o INCC.

Calculado mensalmente, o índice é discutido na hora das negociações finais sobre parcelamentos e compras de novos empreendimentos e varia em cada acordo, auxiliando na hora de explicar para o cliente e tirar as dúvidas sobre o cálculo e os reajustes.

Por isso, no post de hoje vamos reunir as principais dúvidas de construtoras e explicar todos os detalhes sobre este índice. Saiba mais sobre o INCC a seguir:

O que é o INCC?

INCC é a sigla para Índice Nacional de Custo de Construção e é primordial para a avaliação do valor de venda dos empreendimentos imobiliários.

Medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, ele analisa o aumento ou redução dos gastos para a compra de insumos relacionados à construção civil para imóveis.

O índice era chamado de ICC e iniciou o cálculo em 1950 baseado na cidade do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil. Posteriormente, passou a ser INCC e levava em conta várias cidades brasileiras.

Aos poucos, passou a evoluir nos pontos de inclusão de custos considerando as evoluções tecnológicas e melhorias de insumos e necessidades. Quanto às localidades, hoje é representado por sete das principais capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Qual a vantagem do INCC?

O cálculo auxilia as construtoras a preverem possíveis reajustes para a finalização de obras diante das movimentações de mercado e alta nos preços relacionados à construção civil dos empreendimentos em negociação.

Por isso, é uma estimativa comprovada para solicitar aos compradores a diferença e não arcar com custos além dos que foram orçados de forma inferior na hora da venda principal. É uma correção essencial para as construtoras considerarem.

Além disso, influencia no reajuste de salários e mão de obra. Cabe frisar que, por estar diretamente ligado aos parcelamentos, o cálculo só pode ser levado em conta durante o pagamento das parcelas para aquisição de imóveis.

Qual a abrangência do INCC?

O Índice, apesar de considerar sete cidades, é considerado parâmetro para todo o território nacional. Por sua relevância na média de gastos com matéria-prima, equipamentos e mão de obra, acaba apontando também a evolução econômica do Brasil.

Quais são os tipos de análise?

As análises são divididas em três tipos: INCC-DI, INCC-M e INCC-10. Os três se diferenciam somente pelo período de análise dos dados.

Como o INCC é calculado?

As empresas de engenharia civil das cidades referidas disponibilizam seus gastos detalhados de materiais (divididos em estruturais, instalações e acabamentos). Além disso, também leva em consideração custos de equipamentos e mão de obra para fazer uma média ponderada dos dados mensais.

A compilação gera três tipos de análise, pesquisadas em diferentes prazos. O INCC-DI, entre o primeiro e último diaa, o INCC-M, entre 21 do mês que antecede a pesquisa e 20 do mês de referido e por fim o INCC-10, entre 11 do mês anterior e 10 do mês da compilação.

Qual o valor do índice em 2021?

Confira abaixo a tabela divulgada pela FGV com o valor referente ao mês de janeiro:

Fonte: FGV.

Onde é possível consultar os números?

Os resultados são disponibilizados de forma sintetizada, online e gratuita no site do IBRE. Para receber os dados detalhados e comparar o histórico, é preciso ser assinante do IBRE/FGV dados.

Gostou de saber mais sobre este índice? Que tal conferir agora por que a WEG é a parceira ideal para construtoras? Podemos ajudar com uma série de vantagens ao seu negócio. Vamos firmar esta parceria? Fale conosco para saber mais.