Negócios

4 argumentos para vender produtos de automação residencial

Compartilhe nas redes sociais:

A área de automação residencial está em alta no Brasil, sendo uma tendência já muito observada lá fora. Para se ter uma ideia, estimativas da Aureside, Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial apontam que existem cerca de2 milhões de casas inteligentes em nosso país.

Com o maior desejo das pessoas por tecnologias que permitam conforto e praticidade no dia a dia, além de segurança, as oportunidades desse mercado também se expandem.

Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar, como lojista, a fazer seus clientes perceberem o valor agregado dessas soluções e auxiliar no impulsionamento de seus negócios.

Quer descobrir como vender produtos de automação residencial? Continue a leitura e confira!

Como vender mais produtos de automação residencial?

1-Descubra as reais necessidades de seus clientes

Para vender produtos de automação residencial, primeiro é preciso entender que embora seja um setor em crescimento, se faz necessário “educar” muito o públicoa respeito das vantagens de investir nisso.

Boa parte das pessoas ainda não sabe como isso funciona. Também não conhecem os benefícios de contar com tecnologia desse tipo na casa. Para ajudá-las nessa descoberta, é preciso identificar primeiro as necessidades dos clientes.

Por exemplo, se o seu cliente se sente inseguro quando sai de casa e fica em dúvida se apagou a luz, há sistemas que permitem regular isso remotamente.

Já se o maior problema e queixa dele forem relacionados a saber se as portas foram fechadas ou medo de que alguém entre sem que ele saiba, sensores de presença podem resolver a preocupação.

Em seguida, explique ao seu consumidor o que é e como funciona a automação residencial. Ainda tomando como base as situações citadas, veja qual produto ele necessita e explique como vai resolver a questão.

2- Conheça bem os produtos e seus benefícios

O próximo passo é conhecer bem os produtos de automação residencial com os quais vai trabalhar. Entenda a função deles e suas especificações. Assim você poderá explicar ao cliente qual seria a melhor solução para ele e ajudá-lo a escolher com segurança.

Quanto mais informações você dominar sobre os produtos, mais confiança passará ao vender.

Busque todas as explicações que puder junto ao fornecedor. Procure saber como os equipamentos funcionam e esclarecer dúvidas na hora da venda. Também traga exemplos ao cliente do que mudará na rotina dele ao adquirir a solução.


Uma hipótese é não ter que voltar para a casa só para conferir se a luz apagou. E imagine a praticidade de não ter que voltar para ver se tudo está fechado corretamente! Esse controle passa a estar na palma das mãos do seu cliente.

3- Estabeleça uma conexão emocional com a realidade de seu cliente

Para auxiliar seu cliente na decisão, sempre se imagine no lugar dele. Esse exercício é importante e infalível para apresentar soluções coerentes. Desse modo, você pode indicar o que faria mais diferença (saiba também onde comprar os melhores produtos).

Ajude-o a se imaginar em um novo dia a dia com toda a tranquilidade que a automação residencial irá proporcionar.

Além da segurança e tranquilidade, mencione a ele como pode ser confortável ter persianas inteligentes e lâmpadas que criem o cenário idealpara um bom filme em casa.

Ou então ajude-o a compreender como pode ser útil ter tudo integrado em um só local, ar-condicionado, TV e aparelhos de som, por exemplo, comandados via assistente de voz.

4- Cuide da postura e do ambiente de vendas

Por fim, tenha em mente que para vender produtos de automação residencial você precisa não só dominar conhecimentos sobre as tecnologias deles,mas também cuidar do seu ambiente de recepção aos clientes.

A impressão que o local deixa é muito importante para a experiência dos consumidores. Passe uma postura profissional e respeitosa ao cliente, ao mesmo tempo em que procura ser amigável e compreensivo, para ouvi-lo e saber o que ele quer.

Desde o modo de falar até gesticular, tudo isso impacta o cliente. Por essa razão, busque também uma linguagem que passe credibilidade, mas que torne simples de ele entender sobre o produto.

Aproveite e conheça a linha da WEG Home para casas conectadas, que oferece excelentes produtos e benefícios para você e seus clientes.