Decoração

Saiba como fazer pintura setorizada e transformar ambientes com essa técnica

Compartilhe nas redes sociais:

Muitas vezes, os arquitetos e designers de interiores encontram dificuldade de criar projetos que precisam de vários espaços delimitados em um cômodo só. Uma excelente forma de solucionar esse problema é fazendo uma pintura setorizada.

Ela é uma tendência que tem crescido nos últimos anos por solucionar a setorização dos ambientes de uma forma prática, simples e personalizada.

Além disso, pode servir apenas de decoração, destacando partes do cômodo que antes estavam esquecidas. Entenda mais sobre como fazer a pintura setorizada e confira inspirações abaixo!

O que define uma pintura setorizada?

Pinturas, de maneira em geral, servem para dar mais emoção ao ambiente. Mas, elas podem ser feitas de diferentes formas. No caso da pintura setorizada, o seu conceito está em delimitar, emoldurar ou destacar um espaço.

Ela ganhou destaque entre os arquitetos e designers justamente pela sua facilidade, praticidade e expressividade. É possível pintar paredes, tetos e até o chão, desde que seja utilizada a tinta certa. Também há possibilidade de utilizar papel de parede ou cimento queimado para adequar melhor ao projeto. 

Assim, é feita uma organização dos espaços de um jeito orgânico e descomplicado. Além disso, a pintura setorizada naturalmente decora o ambiente, deixando-o com mais personalidade e destaque. Por isso, ela é indicada para qualquer tipo de projeto, desde ambientes abertos até quartos e escritórios.

Quais as vantagens de se aplicar essa técnica?

A pintura setorizada ganhou mais espaço no mundo da arquitetura principalmente por conta dos diversos benefícios que ela adiciona aos projetos. Isso porque as possibilidades são infinitas, podendo atender a todos os gostos dos clientes.

Mas, as principais vantagens que os projetistas têm ao aplicar essa técnica, são:

  • ampliar espaços pequenos;
  • setorizar ambientes abertos;
  • adicionar personalidade ao cômodo;
  • valorizar os espaços;
  • destacar móveis ou iluminações;
  • facilidade para manutenções.

E a melhor parte é: o valor para incluir esse tipo de pintura no seu projeto. Tudo o que será preciso é o material (tinta, papel de parede ou cimento) e uma mão de obra qualificada.

Seja para mudar uma decoração ou reformar o ambiente, a pintura setorizada consegue solucionar tudo isso com um orçamento baixo.

Como fazer pintura setorizada: veja estilos e inspirações

Como foi dito, as possibilidades de aplicar a pintura setorizada são diversas. Mas, para inspirar você a deixar seus projetos ainda mais personalizados, destacamos os principais estilos dessa técnica, abaixo.

Caixa ou bloco

Para começar, se você planeja seguir à risca o conceito de setorização, então a aplicação da técnica em modelo caixa ou bloco é ideal.

Isso porque ela cria literalmente um novo espaço visual, deixando claro a sua intenção com a delimitação daquele local.

E um aspecto muito interessante dela é na possibilidade de pintar o teto, o chão e até parte dos móveis, para que assim transmita uma sensação de tridimensionalidade e continuidade à setorização.

Meia parede

A técnica meia parede é um estilo clássico, muito utilizada em outras décadas para decorar os ambientes. Mas, agora, ela vem muito mais moderna e sofisticada, elevando não só o poder decorativo como tambémde mapa visual do espaço.

Sua principal característicaé a sensação de amplitude, já que a linha horizontal cria uma perspectiva de alongamento.

A “regra” para realizar uma boa pintura de meia parede é medir o início dela em relação com os móveis do espaço em questão. Por exemplo, em uma sala, pintar próximo da altura do sofá, e em um quarto utilizar a altura da cama para delimitar a pintura.

Desenhos orgânicos

Essa técnica é a mais diferenciada, pois não existe uma maneira certa de realizá-la. Isso porque os desenhos orgânicos são formas mais soltas e abstratas, que não precisam de uma linha reta ou curva com precisão. 

Por serem orgânicos, eles costumam se encaixar melhor em projetos despojados e leves, dando uma decoração mais criativa para o cômodo. Então, pode soltar a criatividade e abusar das formas e desenhos.

Formas geométricas

Por último, temos as formas geométricas, como retângulos, quadrados, triângulos e círculos. Conforme a escolha de paleta de cor, eles podem dar um ar de aconchego, sofisticação ou descontração.

Esse tipo de pintura setorizada pode não só delimitar ambientes como também funções. A cabeceira da cama, por exemplo, pode ser um grande círculo para dar mais vida ao ambiente.

Gostou de nossas inspirações para pintura setorizada? Veja também nosso conteúdo sobre o conceito da parede degradê, para seus próximos projetos.

Quer ter mais dicas e inspirações de decoração, arquitetura e design no seu dia a dia? Então siga a página da WEG Tomadas no Instagram e tenha novas ideias para os seus projetos na ponta do seu dedo! Acesse o perfil, clicando aqui!