Decoração

Rodapé invertido: saiba o que é e as vantagens de aplicar essa tendência em sua decoração

Compartilhe nas redes sociais:

Se você procura inovação de projetos arquitetônicos para deixar os ambientes mais modernos, saiba que o rodapé invertido é uma excelente opção. Eles podem acrescentar diversas perspectivas diferentes, além de sair do comum e renovar no visual.

Entenda o que ele é, quais são suas características e vantagens, e veja como aplicá-lo em seu projeto nesta leitura. Confira!

O que é rodapé invertido

Os rodapés tradicionais são aqueles instalados entre o piso e a parede, certo? Eles são colocados após a construção, dando um detalhe final ao acabamento. Seu objetivo é esconder algum vão ou alguma imperfeição, criar uma conexão entre essas duas partes, proteger a parede e até mesmo decorar e deixar o ambiente mais harmonioso.

Mas, indo na contramão da lógica comum, o rodapé invertido é projetado para ser instalado internamente. Ou seja, ao construir uma parede, é preciso deixar um espaço para aplicar o material.

Sua função continua a mesma, a única diferença é a estética. Esse tipo de modelo faz com que a parede passe a sensação de flutuação. Mas, para aplicá-lo, é preciso incluir seu recuo no projeto.

Esse tipo de processo é normalmente feito com alumínio. Por ser um material resistente, barato, de fácil manutenção e durabilidade, o alumínio acaba sendo a escolha ideal para ser utilizada no método invertido. Por isso, a questão de custo por material não difere tanto do padrão tradicional.

Leia também: Drywall: vantagens e desvantagens das paredes de gesso

Quais são as vantagens do rodapé invertido

As vantagens de sua aplicação são principalmente visuais. O detalhe de parecer não ter um rodapé agrega mais valor ao ambiente, tornando-o diferenciado e moderno.

Mas também há benefícios lógicos como a não interferência na hora de escolher ou trocar o piso, ou até pintar sua parede. Sem contar que é uma excelente escolha para cômodos pequenos, pois gera uma sensação de amplitude.

Além disso, por ficar “escondido”, a durabilidade do material será muito maior. Não vai lascar, descascar nem ficar com falhas aparentes. É excelente para manter o imóvel conservado por mais tempo.

Manutenção e limpeza

Uma casa com rodapé invertido deve ter mais cuidado na hora da limpeza. Isso porque o acúmulo de sujeira ficará escondido “debaixo” da parede. Então é necessário limpar cada canto de maneira mais detalhada.

Quem escolher uma opção com LED também precisa ter atenção redobrada para não atingir o local com frequência e correr o risco de a fita iluminada se desprender.

Além disso, por conta de não ter uma proteção na quina ou na junção da parede com o piso, se você tem crianças ou pets em casa, pode não ser uma boa opção. Isso porque elas podem bater alguma parte do corpo e se machucar.

Mas, tomando os devidos cuidados, esse método decorativo é simples para fazer a manutenção e a limpeza.

Como aplicar rodapé invertido nos projetos de decoração

O rodapé invertido pode ser incluso independentemente do projeto ou tipo de parede. Sua utilização pode ser em ambientes internos ou externos, em residências ou comércios.

Em restaurantes, empresas ou até escolas, essa escolha de modelo pode gerar maior acolhimento e sofisticação, agregando riqueza aos detalhes e valorização do local.

Já nas casas, também não há limitação ou recomendação sobre os cômodos. É possível instalá-los em salas de estar e jantar, cozinha, quarto e até no banheiro. Tudo depende do gosto e da intenção que o arquiteto quer passar em cada cômodo.

Utilizar a iluminação como aliada também é uma ótima alternativa. Com luzes de LED ou combinação de lâmpadas, é possível deixar o lugar com maior amplitude. Assim, seu olho é guiado ao longo do espaço criando uma atmosfera mais inovadora.

E não pense que o rodapé invertido pode ser aplicado apenas em paredes. Nas escadas, ele também dá um toque especial promovendo ainda mais a sensação de “flutuar”. Isso oferece ao projeto ainda mais valor e modernidade.

Quer ler mais sobre formas de valorizar seus projetos? Então baixe o e-book “Regras nada básicas para otimização de ambientes” da WEG. Nele, você encontrará meios de tornar qualquer cômodo mais prático e harmonioso. Clique aqui e faça o download.