Decoração

5 plantas para quarto que vão ajudar você a dormir melhor

Compartilhe nas redes sociais:

Os benefícios das plantas para purificação do ar são bastante conhecidos, tanto quanto sua beleza na decoração de ambientes internos. Mas você sabia que elas também podem colaborar para uma boa noite de sono? Conheça 5 plantas para quarto que vão ajudar você a dormir melhor.

Isso acontece por conta dos efeitos purificadores e relaxantes das plantas, que estendem seus benefícios para além da qualidade do sono. Elas também ajudam a diminuir dores de cabeça, ansiedade, estresse, melhorar as funções cerebrais, a qualidade do ar e até contribuem com a prevenção de resfriados.

plantas-para-quarto

Alfazema (lavanda)

Além de um cheiro agradável, a alfazema, também conhecida como lavanda, oferece muitos benefícios à saúde, como redução da ansiedade e estresse, diminui a frequência cardíaca e, portanto, melhora o sono. Até em recém-nascidos seu efeito calmante é percebido, ajudando a reduzir o choro em bebês.

plantas-para-quarto

Babosa (aloe vera)

A NASA – sim! – classificou a aloe vera em seus estudos como uma das melhores plantas para purificação do ar por conta de sua capacidade de liberar oxigênio durante a noite. Mais oxigênio no quarto, mais profundo o sono. Ou seja: é uma das plantas para quarto número 1! Outra vantagem é que a babosa é super fácil de cuidar, não necessita muitas regas, só pede bastante sol, por isso deve ser mantida de preferência na janela.

plantas-para-quarto

Gérbera

As gérberas liberam oxigênio durante a noite, tornando a respiração mais fácil enquanto você dorme. Por isso, são recomendadas para quem sofre de apneia ou alergias, como rinite. Com muitas cores alegres e brilhantes, as flores trazem vibração e vida para o quarto. Mas demandam certo cuidado em relação à rega e níveis de luz.

plantas-para-quarto

Jasmim

Os psicólogos da Universidade Wheeling Jesuit descobriram que pessoas expostas ao cheiro de jasmim apresentaram uma qualidade de sono melhor em comparação aos demais pesquisados. Como consequência, a produtividade aumenta durante o dia, sem contar o cheiro delicioso que espalha pelo ambiente. Ah, ela pede bastante luz natural, por isso deve ficar perto da janela.

plantas-para-quarto

Palmeira-bambu

Também conhecida como areca bambu, é muito utilizada na decoração de interiores por ser de fácil manutenção, flexível e de crescimento rápido. Além da vistosidade, a palmeira-bambu é a planta com maior poder de purificar o ar e regular a humidade em locais fechados, facilitando a respiração e assim o sono.

Agora que você já conhece quais as plantas para quarto que ajudam a ter um sono profundo, basta escolher as de sua preferência, cuidando sempre para não deixar ao alcance de crianças e animais as espécies tóxicas. Também é importante manter as folhas limpas para garantir que a planta possa fazer seu trabalho e, você, dormir bem.