Arquitetura

Onde colocar tomadas na cozinha

Compartilhe nas redes sociais:

Onde colocar tomadas na cozinha é uma dúvida comum entre as pessoas que estão reformando ou construindo a sua residência. Esse tópico deve ser planejado com muito cuidado para que reformas nas instalações elétricas não sejam necessárias.

As tomadas são essenciais para facilitar o dia a dia ao usar eletrodomésticos e eletrônicos; por isso, a sua disposição deve ser planejada corretamente. É necessário considerar cada caso particularmente, mas vamos ajudar você a entender onde colocar tomadas na cozinha.

Prossiga com a leitura para entender onde as tomadas devem ser colocadas nesse ambiente, qual é a quantidade necessária e quais são os cuidados com a altura que se deve ter.

Dica: preveja sempre mais tomadas para a cozinha

A norma ABNT NBR5410 define quais são as condições em que devem ser instalados os dispositivos elétricos para garantir a segurança dos moradores da residência.

Mas nem sempre o número mínimo de pontos de tomadas definido pela norma é suficiente para o ambiente de acordo com as suas dimensões e as suas finalidades. Por isso, antes de tudo, é preciso entender as necessidades das pessoas que vivem na residência.

O uso de aparelhos eletrônicos se tornou mais comum e, por isso, exigem mais pontos de energia. Sendo assim, é recomendável incluir nas instalações elétricas tomadas adicionais em pontos estratégicos da cozinha.

Dessa forma, não é necessário utilizar adaptadores e extensões que possam ser perigosos. Por isso, preveja sempre mais tomadas para a cozinha, para assim não ser preciso passar por sufocos com emaranhados de fios.

Mas, afinal, onde colocar tomadas na cozinha? Elas devem ficar onde os moradores planejam instalar os seus aparelhos. Sendo assim, é importante definir quais serão os aparelhos principais que sempre serão utilizados nesse ambiente.

Ao se planejar e prever as suas necessidades no projeto elétrico, evita-se transtornos e também que a estética da cozinha seja afetada com a presença de fios e cabos aparentes.

Onde instalar as tomadas na cozinha

A norma existente pede no mínimo um ponto para cada 3,5 m de parede.

Entretanto, sabemos que a cozinha necessita de um número maior de tomadas para proporcionar mais comodidade e praticidade no dia a dia, já que é um dos ambientes da residência que mais concentra eletrodomésticos.

Na hora de escolher a quantidade e a posição das tomadas, primeiramente é necessário que sejam considerados:

  • a planta do imóvel;
  • o planejamento decorativo;
  • a quantidade de eletrônicos que serão instalados;
  • a acessibilidade;
  • a segurança de todos os moradores.

Por isso, o ideal é que você tenha uma ideia de como será a disposição dos móveis desse ambiente e quais serão os principais eletrodomésticos que você pretende utilizar. Com um projeto da sua cozinha, ficará muito mais fácil determinar a quantidade correta de tomadas.

Acima da bancada da pia, por exemplo, devem ser colocadas no mínimo duas tomadas, no mesmo ponto ou em pontos distintos.

Além disso, ao planejar as suas instalações elétricas, é ideal que:

  • evite o excesso de tomadas para não comprometer a estética da sua cozinha;
  • no futuro, você pode mudar de ideia ou adquirir novos aparelhos eletrônicos, por isso tenha em mente alternativas para colocar em prática no seu projeto;
  • opte por tomadas duplas, pois elas facilitam muito no dia a dia;
  • escolha modelos de interruptores e tomadas que combinem com a sua cozinha e que ornem com o seu estilo. Atualmente no mercado, existem diversas opções para compor a sua decoração, dos mais neutros aos mais chamativos.

Importante: sempre contrate profissionais especializados para mexer na rede elétrica da sua casa.

Qual é a altura ideal para instalar as tomadas e os interruptores?

A norma de instalações elétricas não estabelece uma altura fixa, deixando a critério de cada pessoa.

Contudo, algumas alturas são frequentemente adotadas com a finalidade de tornar as funções mais acessíveis e também manter um padrão estético que seja visualmente limpo para o ambiente.

Para as tomadas altas, é indicada a altura de 2,0 até 2,25 m do chão; para as médias, de 1,20 até 1,30 m; e para as baixas, deve ser de 30 cm.

Lembre-se de evitar que as tomadas fiquem próximas do piso para nunca entrar em contato com a água. Além disso, mantenha uma distância segura da torneira para que não corra risco de molhar as tomadas, evitando assim qualquer risco de acidente.

No caso das tomadas de altura média, é importante saber qual altura o balcão da sua cozinha terá para que ele não fique sobreposto às tomadas.

Outro cuidado importante é optar sempre pelo novo padrão de tomadas de três pinos estabelecido pela ABNT NBR 14136. Se a sua casa ainda possui o padrão de tomadas antigo, com dois pinos, é preciso realizar a troca pelo novo padrão para garantir mais segurança a todos os moradores.

Para o novo padrão de plugues e tomadas, foram definidas apenas duas configurações: plugues de até 10 ampères e plugues de até 20 ampères. Se você quiser saber qual configuração é mais indicada para utilizar na sua cozinha, acesse este artigo.

Gostou deste conteúdo sobre onde colocar tomadas na cozinha? Coloque as nossas dicas em prática e não passe pelo sufoco de usar adaptadores e extensões.

Aproveite para baixar o nosso material rico “Qual a altura ideal de tomadas e interruptores” com mais dicas para a instalação de tomadas e interruptores na cozinha e nos demais ambientes da casa.