Decoração

Guia de estilo: decoração industrial

Compartilhe nas redes sociais:

Tons sóbrios, presença de detalhes e objetos metálicos, uso marcante de tijolos rústicos e ausência de acabamento. Isto parece atrativo para você? Para quem possui um estilo mais tradicional, a decoração industrial pode soar até mesmo como algo “desleixado”, mas isso não passa de um mito.

O estilo faz muito sucesso mundo afora e é capaz de produzir ambientes incrivelmente bem decorados e com muita elegância, modernidade e inovação. Quer conhecer mais sobre ele e descobrir as características mais marcantes? Continue lendo!

Afinal, o que é a decoração industrial e como ela surgiu?

A decoração industrial é uma mistura de elementos rústicos com modernidade e uma pitada retrô. Esse mix de tendências e elementos dá origem a ambientes sofisticados e cheios de estilo.

Sua origem remete aos Estados Unidos dos anos 50. O intenso processo de urbanização e crescimento das cidades fez com que as indústrias dessem espaço para novos bairros residenciais. Assim, muitas dessas residências foram concebidas em prédios de antigas fábricas que fecharam suas portas em áreas nobres das metrópoles durante a crise dos anos 30.

A “herança” desses prédios estava na estrutura. Elementos como um pé direito bem alto, tubulações de ar expostas, pisos de concreto e estruturas de iluminação foram aproveitados nas reformas das casas e apartamentos para criar um estilo que trazia a modernidade, mas mantinha as raízes da arquitetura original.

09-08-decoracao-industrial-1

Na adaptação de grandes espaços para moradias, um dos destaques dessa onda arquitetônica foi o surgimento dos lofts com estilo industrial. Para quem não sabe, os lofts são residências marcadas por suas grandes áreas e ambientes integrados, típicos das fábricas.

Quais são os principais traços da decoração industrial?

Podemos destacar como as principais características da decoração industrial os seguintes elementos:

09-08-decoracao-industrial-2

1. Paredes com acabamento rústico

É quase impossível falar de estilo industrial sem mencionar as famosas paredes de tijolinhos. Elas são uma das heranças das antigas fábricas, que não precisavam criar acabamentos sofisticados para suas paredes.

As paredes de tijolos garantem aquele ar de galpão industrial, ainda mais quando combinado com outros elementos, como as tubulações expostas.

09-08-decoracao-industrial-3

2. Cores sóbrias e a mescla com cores quentes

Há a predominância de uma paleta de cores mais sóbria e com tons escuros, como preto, cinza e marrom. Estas cores ganham reforço de tonalidades metálicas e cores quentes para dar destaque, como um amarelo ou um vermelho bem vivo.

As cores mais frias podem aparecer por meio de elementos complementares da decoração, como plantas e pequenos objetos. Como em outros estilos, não há uma regra definida. Contudo, a maioria dos principais projetos arquitetônicos de decoração industrial segue esta receita para as cores.

09-08-decoracao-industrial-4

3. Tubulações à vista

Dutos de ar e iluminação com estrutura exposta são marcas do estilo industrial. Eles dão um ar mais rústico para a decoração e, se bem utilizados, garantem um charme incomparável!

Vale lembrar que não é preciso ter uma estrutura dessas pronta em casa para reproduzir o estilo industrial. No mercado de materiais de construção, é possível encontrar tomadas, lâmpadas, iluminação em trilho, lustres e luminárias que fazem esse papel.

Além das estruturas de ar e iluminação, vigas e colunas à mostra também são traços comuns.

09-08-decoracao-industrial-5

4. Ambientes integrados

Cômodos grandes podem dar origem a diferentes ambientes integrados, como uma sala unida à cozinha ou um apartamento do tipo estúdio.

09-08-decoracao-industrial-6

5. Iluminação natural

Grandes janelas, claraboias e jardins de inverno são recursos comuns na decoração industrial. Tudo isso foi concebido para que as fábricas utilizassem o máximo de iluminação natural, reduzindo os gastos com energia elétrica. É claro que os arquitetos souberam aproveitar esses elementos para criar casas bem iluminadas e cheia de vida!

Como aplicar a decoração industrial em minha casa?

Aqui vão algumas dicas rápidas para você aplicar a decoração industrial na sua casa:

-> Aposte nos detalhes metálicos;

-> Utilize uma mescla da modernidade com o retrô: combine estes dois estilos com harmonia;

-> Cuidado para não carregar demais nas cores neutras. Dê toques de leveza com objetos coloridos e plantas;

-> As opções de iluminação do estilo industrial são grandes e versáteis. Aposte nelas para mudar a cara da sua casa!

-> Vai reformar? Então consulte um arquiteto sobre as possibilidades de integrar ambientes;

-> Trabalhe com materiais diversificados: ferro madeira, couro, camurça e metal são boas pedidas;

-> O piso também tem seu valor: a decoração industrial pede porcelanatos que imitam concreto, cimento queimado e até mesmo madeira rústica.

09-08-decoracao-industrial-7

Gostou das nossas dicas? Se você acha a decoração industrial interessante, que tal saber qual linha de Tomadas & Interruptores mais combina com esse estilo?

Acesse agora mesmo nosso e-book exclusivo e descubra!

Leia também:

Guia de estilo: decoração rústica

Guia de estilo: decoração minimalista

Guia de estilo: decoração cool