Decoração

Decoração de ambientes pequenos para ampliar espaços

Compartilhe nas redes sociais:

Dependendo da composição de cores, móveis e objetos, um mesmo ambiente pode se tornar amplo ou apertado. Por isso, a arquiteta Vanessa Mira, sócia do Studio Scala Arquitetura e Interiores, resolveu compartilhar aqui no Blog da WEG, dicas para decoração de ambientes pequenos.

Integração

Veja se há a possibilidade de integração de espaços. Unir cozinha, sala de estar e jantar numa grande área social, por exemplo, é uma estratégia para aumentar o espaço de circulação e fazê-lo parecer maior.

Nesse caso, a delimitação entre estes espaços fica por conta da utilização de móveis, objetos decorativos e cores das paredes.

decoração-de-ambientes-pequenos

Cores, vidros e espelhos

Utilize cores claras na decoração de ambientes pequenos. Paredes e móveis alvos dão a sensação de amplitude. Deixe as cores fortes para os itens menores, como almofadas, pufes e quadros. A utilização de vidros nas mesas laterais e de jantar também ajuda a trazer leveza ao ambiente.

Todo mundo sabe que os espelhos ampliam os espaços, mas não é qualquer um que dá esse efeito. Utilize peças grandes, de preferência na parede inteira ou nas portas dos roupeiros de correr.

Evite a utilização de espelhos de diferentes formatos e espelhos com bisotê. Nos banheiros, não se limite a colocar somente no espaço da pia. Estenda até em cima do vaso sanitário e até a altura do box por exemplo.

Dica! Para saber se está correta a colocação, convide alguém para entrar no ambiente. Se a pessoa não ver de primeira o espelho e teve que olhar uma segunda vez para descobrir que ele estava ali, você conseguiu o efeito desejado.

Luminosidade

É outro fator que ajuda a aumentar a noção de espaço. Quanto mais luz entrar, melhor e maior a sensação de amplitude. Principalmente se você puder contar com iluminação natural.

decoração-de-ambientes-pequenos

Piso

Opte por peças grandes, de cores claras e coloque o mesmo piso para prolongar o ambiente. No máximo, coloque um tipo de piso para as áreas íntimas, como os quartos, e outro tipo de piso para a área social, como sala e cozinha.

Se você optar por usar piso laminado ou vinílico, coloque a peça na direção que queira ampliar.

Gesso

Na decoração de ambientes pequenos, você precisa estar atento à altura do gesso. Se ficar abaixo de 2,60m opte por não colocá-lo, pois dará a sensação de achatamento.

Mobiliário

Use poucos móveis, com cores claras e linhas retas e alongadas. Escolha móveis proporcionais ao seu espaço. Nada de móveis encostando uns nos outros, isso dá a sensação de atravancamento. O importante é possuir circulação, no mínimo de 60cm.

Tapetes

Pode parecer banal, mas o tapete também influencia na decoração de ambientes pequenos. Afinal, usar vários tapetes pequenos também causa certo incômodo visual quando o espaço é reduzido.

A regra é: quanto maior melhor, para envolver todos os móveis do ambiente. Se não for possível ter um tapete que cubra todo – ou quase todo o espaço –  deixe o piso à mostra.

Para entender melhor como decorar sua casa com a ajuda de tapetes, confira nossa matéria com 5 dicas para escolher o tapete ideal.