Arquitetura

Cor do ano Pantone 2023: ideias para usar a Viva Magenta na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

O momento mais esperado do universo de arquitetura e decoração chegou: a Pantone revelou a cor do ano de 2023. 

Inspirada na natureza e no que é real, a Viva Magenta transmite força e vitalidade necessárias para um futuro mais positivo.

A tonalidade eletrizante pode ser encontrada tanto no mundo físico quanto no virtual, representando a diversidade do mundo contemporâneo.

Quer saber mais sobre a Viva Magenta e como aplicá-la na decoração? Continue a leitura!

Viva Magenta: conheça a cor do ano Pantone 2023

Um tom não convencional para tempos não convencionais: assim é a cor do ano Pantone 2023.

A Viva Magenta (PANTONE 18-1750) é um vermelho carmim vibrante que inspira energia e vigor e que demonstra um novo sinal de força interior no período pós-pandemia.

De acordo com a Pantone, a Viva Magenta é uma cor corajosa, destemida e pulsante, cuja exuberância promove otimismo, alegria e poder. É um vermelho animado, que encoraja a experimentação e a autoexpressão sem restrições.

Sua composição equilibra tons quentes e frios, sendo uma cor híbrida, que se estende entre o mundo físico e o virtual. Dessa forma, a Pantone explora a dinâmica entre a Inteligência Artificial e a criatividade humana para criar o “Magentaverso”, evocando o nosso mundo multidimensional.

Inspirada pela natureza, no vermelho da cochonilha, um dos corantes naturais mais preciosos, é audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos. A Viva Magenta exala dinamismo, sendo um tom de vermelho transformador capaz de conduzir o design para criar um futuro mais positivo.

Veja como aplicar a Viva Magenta na decoração

São várias as formas de usar a Viva Magenta na decoração. O destemido tom de vermelho pode promover ambientes alegres, sensuais e empolgantes. Veja ideias de como usar a cor do ano Pantone 2023 na decoração a seguir.

Paredes

Utilizar a Viva Magenta nas paredes transmite personalidade e autenticidade. O tom vermelho carmim pode se estender das paredes até o teto, criando uma sensação de ambiente estendido.

Pisos

Já que se trata de uma cor ousada, por que não ousar na decoração? A Viva Magenta também pode ser utilizada no piso. Essa escolha inspira um ar de criatividade e exuberância, tornando o ambiente marcante.

Detalhes

Outra forma de incluir a cor do ano Pantone 2023 na decoração é em detalhes, como quadros, porta-retratos ou vasos. Essa opção é ideal para uma decoração mais sutil.

Texturas

Utilize a cor Viva Magenta em almofadas, cortinas ou em tecidos do sofá. Texturas de veludo podem transmitir conforto e estar ainda mais próximas da proposta da Pantone.

Crie possibilidades e explore os ambientes

Quando se trata da cor do ano da Pantone, a criatividade não precisa ter limites. Uma ideia é optar pelos clássicos tom sobre tom ou estilo monocromático.

Você também pode considerar a utilização da Viva Magenta em diferentes ambientes da casa. A escolha torna o local mais acolhedor e rústico:

  • cozinha;
  • sala de estar;
  • banheiro;
  • hall de entrada;
  • espaço gourmet;
  • entre outros.

Gostou de conferir as nossas dicas de decoração para utilizar a cor do ano Pantone 2023? Aproveite e veja também as tendências de acabamentos e iluminação para 2023 em nosso e-book especial que preparamos para você.