Decoração

Como decorar apartamento alugado gastando pouco

Compartilhe nas redes sociais:

Todos nós gostariamos de ter aquela casa dos sonhos, mas entendemos que na hora de decorar um apartamento alugado ou casa, bate aquela insegurança sobre o que comprar, já que, mais cedo ou mais tarde, você pode se mudar e ter que deixar aquele investimento para trás.

Pensando nisso, daremos algumas dicas de materiais e mobiliários que podem dar aquela repaginada no seu ambiente, para deixá-lo com a sua cara. E se um dia você tiver que se mudar, poderá levar para sua casa nova.

PISOS

Pisos vinílicos

São o tipo ideal caso você queira mudar seu ambiente rapidamente, sem obras e sem sujeira. Além disso, ele é isolante acústico, tem ótima durabilidade, é antibacteriano, resistente à água, pode ser colocado sobre o piso existente e, se for do modelo click, pode ser retirado e colocado em outro lugar sem muito trabalho. As únicas restrições são sua aplicação em ambientes muito úmidos como o banheiro e em ambientes externos.

Há diferentes formatos, texturas e desenhos. Eles podem ser em mantas, placas ou em réguas. Há desde pisos imitando madeira até mármore. A limpeza pode ser feita com pano úmido e detergente neutro.

decorar-apartamento-alugado

Pisos laminados tipo click

Eles têm a mesma facilidade de encaixe do piso vinílico, com um ótimo custo benefício. Mas há desvantagens como o “toc toc” com sapatos, também podem amarelar em contato com a luz solar e não tem resistência à umidade.

decorar-apartamento-alugado

Tapetes

Eles têm o poder de deixar um ambiente mais aconchegante, moderno e acolhedor. Podem trazer uma bela mudança de ares ao ambiente e é extremamente fácil de levar para outros lugares.

Leia mais: 5 dicas para escolher o tapete ideal

decorar-apartamento-alugado

PAREDE

Papel de parede em TNT

Essa é uma boa opção para decorar apartamento alugado, pois é de fácil instalação, lavável e pode ser colocado e retirado até 3 vezes (se retirado da forma correta). Ou seja, ao sair do imóvel você pode deixá-lo exatamente como quando o locou.

Adesivos Vinílicos

Estes podem ser aplicados diretamente na parede, no mobiliário e sobre azulejos existentes. São extremamente fáceis de serem aplicados e retirados. Você pode comprar pronto em lojas grandes de material de construção, lojas online ou em algumas gráficas que produzem adesivos.

TETO

Iluminação

Brinque com a iluminação. Podem ser utilizadas luminárias diferentes de sobrepor, como trilhos, plafons e pendentes.

Caso você tenha apenas o ponto central no ambiente, que é o comum e queira adicionar mais pontos sem quebra-quebra, é possível com um sistema de canaletas de sobrepor chamado Eletrofita ou o sistema com Plastichumbo. Eles permitem levar a corrente elétrica do ponto existente até outro por uma fita/cabo extremamente fina e praticamente imperceptível.

decorar-apartamento-alugado

Autor

O Studio² é um escritório de arquitetura de Curitiba que trabalha com arquitetura de interiores, projetos arquitetônicos, paisagísticos e de iluminação, que foi fundado em 2016 pelas arquitetas Cindy Maia e Flávia Steil. Ambas formadas pela PUCPR e com especialização em Arquitetura de Interiores e Design e Master em Arquitetura e Iluminação, respectivamente. O escritório conta com projetos assinados no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e um projeto em Estocolmo, na Suécia. A equipe desenvolve tanto projetos presenciais quanto pela internet. Para conhecer o trabalho delas, acesse o Facebook do Studio².