Arquitetura

Você sabe o que é um Dispositivo Diferencial Residual?

Compartilhe nas redes sociais:

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Essas fugas podem acontecer por diferentes razões: um toque acidental, um fio desencapado, o uso de equipamentos elétricos em áreas molhadas ou até mesmo um brinquedo que foi inserido na tomada por uma criança.

Dispositivo-Diferencial-Residual

Em situações como estas, a corrente elétrica corre para a terra através do corpo humano, causando acidentes com choque elétrico.

Um circuito inteiro não deve ser afetado caso outro apresente alguma falha. Desse modo, o DR torna-se o meio mais eficaz na proteção de pessoas e animais domésticos, evitando que ocorram acidentes.

O dispositivo também possui uma segunda função bastante importante: a proteção contra incêndios. Ele permanece como um vigia da qualidade da instalação elétrica, evitando que aconteçam as chamadas “fugas de corrente”, que podem gerar faíscas e causar incêndios.

Ainda por se tratar de um dispositivo simples e pequeno, o DR pode ser instalado com facilidade diretamente no quadro de distribuição de energia elétrica da sua casa.

Dispositivo-Diferencial-Residual

Dispositivo Diferencial Residual da WEG

A WEG possui uma linha completa de DRs que oferece mais segurança para o seu lar. A linha RDW está disponível nas versões bipolar e tetrapolar, e contempla todos os esquemas de alimentação possíveis: monofásico, bifásico e trifásico, com ou sem neutro, e atende a correntes de até 100A.

Flexível, ele possui detecção de fuga a terra de 30 mA para proteção de pessoas, e de 300 mA para proteção de patrimônio. O RDW analisa a soma fasorial das correntes que passam por ele. Esta soma deve ser sempre igual a zero. O seu disparo ocorre quando a soma dessas correntes é igual ou maior que o valor da corrente nominal de disparo (30 mA, por exemplo). Choques elétricos, instalações ou equipamentos inadequados são os fatores que ocasionam o seu disparo.

Porém, apenas o DR não é suficiente para garantir uma instalação elétrica segura e confiável. Por isso, nós criamos “O Passo a Passo do Projeto Elétrico” que você pode conferir aqui.