Arquitetura

Tipos e usos do drywall para a sua casa ou escritório

Compartilhe nas redes sociais:

Você vai construir ou reformar sua casa ou escritório? Então, saiba que o drywall – as famosas estruturas de gesso – é uma boa opção para diversos projetos. Além dessa tecnologia ser eficiente, limpa e econômica, os tipos e usos do drywall são bem versáteis.

Pensando nisso, vamos mostrar como essa solução se aplica na construção civil e em projetos de arquitetura. Veja algumas opções para aplicar desde já!

drywall-2

Quais são os principais tipos e usos do drywall?

Tipos de drywall

O drywall – ou placas pré-fabricadas de gesso – pode ser, principalmente, de três tipos:

1. Placa padrão

O drywall standard tem a cor branca ou marfim. Seu uso é recomendado para áreas secas.

2. Placa resistente à umidade

Este tipo de drywall tem a cor verde e é utilizado nas áreas úmidas de um edifício. Além do gesso, esta placa contém mais dois materiais:

– Silicone, que torna a estrutura mais resistente à umidade;

– Papel cartão hidrófugo, que tem a função de repelir a água.

3. Placa resistente ao fogo

Este tipo de placa tem a cor rosa e é comumente utilizado em construções comerciais e industriais. A placa resistente ao fogo é importante nesses edifícios devido à maior necessidade de proteção contra incêndios. Para que o drywall adquira essa propriedade, ele é fabricado com produtos químicos e fibras de vidro, juntamente com o gesso.

Usos de drywall

As formas de aplicação das estruturas drywall mais conhecidas são em paredes e forros. Mas esses não são os únicos usos.

1. Paredes

drywall-3

Certamente, o uso do drywall em paredes é o mais conhecido. Mas, além disso, também é possível utilizar a estrutura como revestimento de paredes. Em casos de reformas em que é preciso nivelar a superfície das paredes, o material pode ser muito útil.

Além disso, você pode usar outros tipos de revestimento sobre o drywall, como cerâmicas, pastilhas e azulejos – ou simplesmente uma pintura.

2. Forros

drywall-4

Além das paredes, um dos usos comuns do drywall são os forros. Instaladas no teto, as placas ajudam a esconder estruturas aparentes, como fiação elétrica e tubulações. O melhor é que é possível criar um alçapão no forro para facilitar o acesso em casos de manutenção ou reparo.

Inclusive, em casas ou escritórios que têm o pé-direito muito alto, esta é uma ótima solução para quem quiser rebaixá-lo. O rebaixamento pode ser feito de diversas formas, usando, por exemplo, desenhos retangulares ou arredondados. Assim, você aproveita para criar um belo efeito decorativo.

3. Divisórias

drywall-5

As placas prontas e sob medida de drywall também servem como divisórias de ambientes. E, com os tipos resistentes à umidade e ao fogo, é possível até mesmo instalá-las em áreas como cozinha e banheiro.

4. Isolamento acústico

drywall-6

Muitas pessoas acreditam que uma das desvantagens do drywall é a questão acústica. Contudo, existem placas em versões especiais para gerar um maior isolamento, evitando ruídos. Para escritórios, quartos de estudo, home office e demais cômodos que exigem silêncio, esta pode ser uma excelente opção.

5. Áreas úmidas

drywall-7

Assim como em relação a sons e barulho, muitos também acreditam que o drywall não pode ser usado em áreas úmidas ou expostas à ação da água. Porém, a placa verde, com função de resistência à umidade, permite a utilização do drywall em locais molhados. Para garantir ainda mais proteção, basta impermeabilizar a região inferior das paredes.

6. Mobiliários e demais estruturas

drywall-8

Mais um dos usos possíveis do drywall é a construção de móveis, como estantes, prateleiras e nichos. Além dessas estruturas, também é possível utilizá-lo em painéis para televisão, armários, bancadas em escritórios e até mesmo guarda-roupas.

As placas são uma ótima solução para esse uso, visto que oferecem um excelente custo-benefício. Para que a economia seja ainda maior, os mobiliários podem ser feitos a partir do aproveitamento de drywall utilizado para outros fins. Com retalhos das estruturas, além de reduzir gastos, você cria peças com um toque decorativo.

7. Acabamento para iluminação

drywall-9

O drywall pode ser usado ainda como acabamento para embutir a iluminação. Criando sancas, rasgos e nichos no forro, você pode inserir lâmpadas e luminárias. O uso acaba servindo como um recurso decorativo para criar efeitos.

Pensando nesse aspecto, é preciso lembrar que peças como tomadas e interruptores precisam ser adequadas ao drywall para não danificar as placas. Por isso, é importante desenvolver seu projeto de acordo com as condições do gesso.

Gostou de conhecer os tipos e usos do drywall e quer aplicar em sua casa ou escritório? Então, baixe gratuitamente o guia Como planejar ambientes com tomadas e entenda o que deve ser considerado na hora de construir ou reformar seu espaço!