Arquitetura

Guia: Como planejar ambientes com tomadas

Compartilhe nas redes sociais:

São vários aspectos que devem ser considerados na hora de construir ou reformar. Caso você decida mudar, aumentar ou diminuir o número de pontos de tomadas em cada ambiente da casa, por exemplo, precisa fazer previamente uma avaliação e um pequeno projeto.

Um planejamento adequado é importante e útil para uma perfeita execução do serviço elétrico, proporcionando satisfação para todos os envolvidos na obra ou reforma, e também economia de material, evitando nova reforma elétrica no futuro.

Por isso, aconselhamos que você faça o planejamento desde o início, para já ir implantando conforme o andamento da obra. Quem vai organizar isso é um profissional, normalmente um engenheiro eletricista já com experiência.

Planejamento de tomadas

A quantidade de tomadas que um cômodo de uma casa terá é parte do processo de planejamento da obra. Nos dias atuais onde a quantidade de eletrodomésticos e aparelhos elétricos é cada vez maior, é importante planejar bem a quantidade de tomadas da casa, ou em um determinado ambiente para que você esteja bem servido onde você precisar.

guia-como-planejar-ambientes-com-tomadas

É preciso ter uma quantidade correta de tomadas instaladas de acordo com a potência dos equipamentos, para evitar:

– futuras reformas;
– arrependimentos;
– extensões com fios soltos;
– os conhecidos “T” (benjamim);
– aumento da corrente em ampères por mau contato e
– aumento da conta de energia.

NBR 5410

Você sabia que há uma Norma Brasileira que regulamenta a quantidade de tomadas por cômodos e que há padrões de altura de instalação das tomadas e interruptores estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT?

guia-como-planejar-ambientes-com-tomadas-weg

Pois é, estas são medidas padronizadas e recomendadas para que qualquer instalador não tenha problemas com relação à colocação de tomadas em uma altura ideal, e que atenda às principais necessidades de uma casa, como a instalação de equipamentos eletrônicos e lâmpadas.

Em diversas aplicações, é recomendável prever uma quantidade de pontos de tomadas maior do que o mínimo calculado, evitando-se, assim, o emprego de extensões e tês que além de desperdiçarem energia, podem comprometer a segurança da instalação.

Quer saber mais?

Se você quiser descobrir qual a quantidade mínima de tomadas estipulada para cada ambiente, as alturas de instalação e as distâncias necessárias de pias e chuveiros, acesse nosso Guia de Tomadas. Produzimos um conteúdo exclusivo que está disponível para download gratuito aqui.