Arquitetura

O que é Concreto Estampado e como ele é feito

Compartilhe nas redes sociais:

Enquanto você buscava inspiração para decorar e fazer o acabamento de ambientes em uma construção ou reforma, você já se perguntou o que é concreto estampado


De acordo com dados do mercado imobiliário, reformas na pandemia cresceram gradativamente entre 2020 e 2021, sendo que houve aumento de 85% na busca por projetos de reforma.

Durante um planejamento de reforma, pesquisar técnicas e opções de decoração fazem parte do dia a dia. A técnica de revestir o chão com concreto estampado está em alta, por isso, vamos explicar como o concreto estampado é feito e quais são as áreas em que pode ser empregado.

O que é concreto estampado?

Concreto estampado é um tipo de revestimento para o chão que “trabalha” desenhos no concreto. Isso é feito como se fosse uma textura ou detalhesem baixo relevo.


Com isso, pode imitar o efeito de pisos como ardósia e principalmente pedra (quando são feitos alguns “vincos” nele). Mas também pode imitar bem azulejos, madeira e até tijolos, se for adicionada cor.

Desse modo, se torna uma alternativa interessante para a construção ou reforma, apresentando bom custo x benefício. Dentre os vários tipos de revestimento, é uma opção versátil, que pode ser adaptada de forma mais econômica a diversos tipos de ambiente.


Muitas pessoas, inclusive, nem conseguem identificar que um piso é de concreto estampado. É comum pensar que ali tem outro revestimento colocado.

Como é feito o concreto estampado?

Basicamente, ele segue as etapas de concretagem normal, depois aplica-se a pigmentação e, por fim, a estampagem.

Após a escolha de uma área própria em que ele será feito, o concreto é espalhado e são usadas réguas que vão determinar se tudo está no nível certo. Nesse ponto, possíveis declives e irregularidades do terreno devem ser observados.

Pigmentação

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não é no momento de preparação do concreto que a pigmentação é feita. A coloração é feita após a aplicação do concreto ao piso.

Depois que o concreto for aplicado, é preciso sarrafeá-lo para que fique nivelado e por meio de equipamentos e produtos específicos, fazer a aplicação das cores, caso não seja desejada a cor cinza do material.

Estampa e cortes

Após as etapas de concretagem e aplicação inicial concluídas, é o momento de estampar o piso. Nesse caso, moldes podem ser usados, parecido com o que se faz com a textura em si.

Um produto chamado desmoldante é usado previamente, para que depois as formas sejam colocadas e às vezes é preciso fazer “cortes” de indução no piso, ou seja, forçar determinadas áreas para que trincas e “vincos” sejam formados nos locais dos desenhos. Em seguida, espera-se secar bem.

Finalização

Por fim, é necessário e recomendado impermeabilizar esse piso. Isso irá proteger o trabalho realizado e dar a ele maior durabilidade.

Para tanto, o piso é lavado com um desengraxante especial e o produto impermeabilizante com resistência a raios solares é aplicado. Assim, garante-se maior proteção contra desgaste, fungos e também acúmulo de sujeira, pois ele absorverá menos líquido e outros.

Onde o concreto estampado pode ser usado?

Esse tipo de revestimento possui versatilidade, então pode ser aplicado em áreas internas ou externas. 

Na parte externa ou em ambientes integrados ele agrega personalidade e pode definir bastante o estilo da casa, compondo o visual que mais se enquadre com o proprietário.

É igualmente bem-vindo em garagens, quintais, áreas de trânsito em jardins e até em decks de piscina. Além disso, é sempre possível estudar uma forma de criar composições junto a outros pisos.

O concreto estampado fica lindo na parte interna de um ambiente com aspecto mais rústico ou industrial. Ele se encaixa perfeitamente em locais mais rústicos, como chácaras.

Outro local de aplicação que combina muito com esse material, é o jardim de inverno, que acaba ganhando um aspecto elegante. Ele também pode ser aplicado em espaços decorativos delimitados com objetivos específicos, como por exemplo uma área gourmet.

Gostou de saber o que é concreto estampado e como ele é feito? Então aproveite e confira também o nosso artigo especial sobre o porcelanato líquido e veja como valorizar os ambientes com esse revestimento!