Arquitetura

A importância de um projeto elétrico para um imóvel

Compartilhe nas redes sociais:

Quando se tem a intenção de construir um imóvel, é necessário ter um projeto elétrico, que faz parte do projeto completo de arquitetura. É ali onde todas as etapas do planejamento são definidas.

O projeto de arquitetura é o primeiro passo para ter qualidade nos espaços necessários, com o melhor aproveitamento dos recursos naturais de ventilação e iluminação naturais, como também para planejar o orçamento e ter o custo reduzido na obra. Isto também ocorre para a parte de reforma imobiliária, onde os ajustes na construção precisam ser feitos para otimização dos espaços.

Isso é fundamental para a complementação do orçamento, controle e gestão da obra e também para otimização de recursos e evitar futuros problemas de manutenção ou de compatibilização de cada um dos momentos da obra.

O projeto de arquitetura compreende:

– Projeto elétrico, esse é um planejamento que trabalha a realidade das cargas elétricas da instalação (ar condicionados, chuveiros elétricos, eletrodomésticos, iluminação) e o dimensionamento da instalação (número de fases, condutores, disjuntores) conforme as normas aplicáveis;

– Projeto hidrosanitário, onde são previstos todos os tipos de tubos e conexões, com suas respectivas bitolas para vazão e pressão das águas;

– Projeto de climatização, onde são definidas máquinas e potências, drenos e tubulações, sem correr o risco de cruzamento com outras instalações;

– Projeto de lógica e dados (para ambientes corporativos e industriais);

– Projeto de estruturas (concreto, aço, madeira e mistas) onde são determinadas as cargas da edificação e projetada a melhor estrutura levando dezenas de elementos em consideração, como o tipo de solo, altura da edificação e usos do imóvel, por exemplo.

engenharia-de-producao-civil

Projeto elétrico

Dentre todos os projetos complementares do projeto de arquitetura, um dos mais importantes é o de instalações elétricas, uma vez que a tecnologia de equipamentos, a automação e a iluminação precisam de alimentação elétrica, e todos os circuitos devem atender a normatizações técnicas para evitar sobrecargas ou aquecimento do sistema tendo por consequência: curtos-circuitos, queima de equipamentos e até mesmo incêndios.

O projeto elétrico deve ser elaborado por engenheiros eletricistas (baixa e alta tensão) ou arquitetos e engenheiros civis (baixa tensão) devidamente registrados em seus conselhos de classe: Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU para os arquitetos, e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, para os engenheiros, tendo necessariamente que haver a emissão de um Registro de Responsabilidade Técnica pelo projeto e pela execução dos serviços (RRT ou ART).

O que será apresentado no projeto elétrico são os circuitos integrantes do sistema, com indicações e informações técnicas, como bitolas de fio, cargas elétricas, potências máximas para os equipamentos, especificações de tomadas e interruptores, pontos de energia para equipamentos especiais (para indústrias, escritórios e consultórios).

projeto-elétrico

Projeto de iluminação

O projeto de iluminação elaborado por lightdesigners (projetistas especializados em iluminação), arquitetos de interiores e designers de ambientes define a iluminação interna e externa dos imóveis, tendo todo potencial estético e de valorização dos ambientes e fachadas, qualidade da iluminação para o desenvolvimento de atividades laborais, para exposição de produtos, para ler e estudar, cozinhar e as demais atividades humanas, sem desperdícios.

Neste projeto são definidos os pontos de iluminação, seus acionamentos, os tipos e potência de cada lâmpada. Este projeto de iluminação deverá ser apresentado ao projetista elétrico para que sejam avaliadas e adequadas as cargas elétricas de iluminação aos circuitos específicos do imóvel, com a finalidade de evitar sobrecargas.

Em todo projeto de arquitetura, por mais simples que seja, residencial, corporativo ou até mesmo industrial, o projeto elétrico deve ser bem elaborados e especificados, com produtos certificados e normatizados, uma vez que toda edificação se presta a um uso, e nela estarão pessoas.

>> Descubra como identificar materiais elétricos com qualidade e segurança

Todo o cuidado para assegurar a saúde e integridade dos ocupantes do imóvel deve ser tomado. Qualquer risco ou omissão pode causar danos materiais e danos físicos aos usuários dos imóveis, ainda que a longo prazo, como uma iluminação malfeita que prejudica a visão e pode causar insegurança.

Em nossos projetos sempre especificamos produtos de primeira linha para que a segurança esteja sempre em primeiro plano. E nada melhor do que a WEG! Ela possui toda a linha elétrica de alta e baixa tensão, comandos e bombas elétricas, dispositivos e até mesmo linhas de acabamentos (tomadas e interruptores) elegantes e com extrema qualidade.

Autor
Anderson Lula Aragão é Arquiteto Urbanista, Interior Designer, Engenheiro de Tráfego, já foi premiado no X Isaloni Milano e é certificado pela EMPRETEC e consultor do SEBRAE em Recife/PE. Acesse o seu Facebook e Instagram.