Arquitetura

Grandes nomes da arquitetura: conheça Norman Foster

Compartilhe nas redes sociais:

Continuando a nossa série Grandes nomes da arquitetura, vamos falar sobre Norman Foster, um renomado arquiteto inglês. Chamado também de Barão Foster do Tâmisa, o arquiteto tem um estilo autêntico e ousado, pautado nas possibilidades criativas proporcionadas pela tecnologia.

Com projetos baseados em vidro e metal, Norman Foster é reconhecido internacionalmente como um dos maiores nomes da arquitetura high tech, mas sem deixar de lado a importância de práticas sustentáveis e os cuidados com o meio ambiente.

A seguir, conheça a história, as principais obras e a importância de Norman Foster para o mundo da construção civil!

norman-foster-3

Uma pequena biografia de Norman Foster

O arquiteto nasceu em 1935, em Stockport, na Inglaterra. Sempre foi um aluno que se destacava pelo bom desempenho escolar. Vindo de uma família humilde e com condições relativamente precárias, precisou largar os estudos muito jovem, aos 16 anos, para trabalhar.

Mais tarde, conseguiu uma vaga na prefeitura de Manchester e, depois, serviu na força aérea britânica, a Royal Air Force (RAF). Ao retornar para a cidade, foi admitido no escritório de arquitetura John E. Beardshaw and Partners, em um cargo administrativo.

Mostrando talento para a arquitetura, foi promovido para o cargo de desenhista ao impressionar o proprietário com seu portfólio de projetos.

Em 1956, iniciou o curso de arquitetura na Universidade de Manchester e fez vários “bicos” para pagar a faculdade. Em 1961, formou-se e foi para a Yale Architecture, nos Estados Unidos, onde conseguiu uma bolsa de mestrado.

norman-foster-2

Em 1963, voltou para o seu país de origem e fundou o escritório de arquitetura Team 4 com três amigos. Lá realizou projetos com forte tendência tecnológica. Em 1967, fundou, com Wendy Cheesman, a Foster and Partners, empresa hoje mundialmente reconhecida por realizar obras para os governos de diversos países.

As principais obras do Barão Foster do Tâmisa

Com seu estilo arrojado e futurista, Norman Foster conquistou reconhecimento e diversos prêmios. Em 1997, recebeu a condecoração britânica Ordem de Mérito e, em 1999, recebeu o título de Barão.

Entre as dezenas de premiações, ganhou duas vezes o Prêmio Stirling, medalha de ouro do Instituto Americano de Arquitetos, o Aga Khan da Malásia e o prêmio Príncipe das Astúrias da Espanha. Em 1999, assim como a rainha das curvas Zaha Hadid, também conquistou o Pritzker, prêmio mais almejado entre arquitetos. Tendo realizado ao longo da carreira viadutos, pontes, metrôs, museus, estágios e tantos outros projetos, seu portfólio é extenso. A seguir, você vai conhecer algumas das principais obras de Norman Foster.

Centro de Artes Visuais de Sainsbury

Realizado em parceria com Wendy Cheesman, esposa de Norman, de 1974 a 1978, este trabalho foi um marco na carreira do arquiteto. Com paredes de vidro, estrutura de aço e iluminação natural, o projeto revela as características predominantes de Foster.

norman-foster-5

Banco HSBC

Projeto realizado em Hong Kong, em 1986, o edifício do banco tem design industrial e é sustentado por toneladas de concreto. Ao mesmo tempo, foi projetado para receber luz natural para economizar energia e proteger a natureza.

norman-foster-6

Restauração do Reichstag

Importante e simbólico projeto, a restauração do prédio do parlamento alemão, em Berlim, foi realizada depois da reunificação do país.

norman-foster-7

30 St Mary Axe

Outro projeto de destaque, este arranha-céu tem uma fachada toda de vidro e aço, além do seu formato em espiral, que ganhou o apelido de “O Pepino”.

norman-foster-8

Apple Park

Este ousado prédio em forma de anel é a sede da Apple, na Califórnia. Feito em parceria com Steve Jobs, o prédio tem paredes de vidros e é integrado à vegetação, com um parque no centro.

norman-foster-9

A contribuição de Sir Norman Foster para a construção civil

Como vimos, Norman Foster tem um estilo moderno e futurista. Contudo, não é só em tecnologia que o arquiteto high tech se baseia para elaborar seus projetos. E seu traço tecnológico, apesar de exercer forte influência na arquitetura, não é a única contribuição de Foster.

Na verdade, ele entende que o fator tecnológico é apenas um meio, um instrumento – como o lápis e o papel – que, se usados com inteligência, ajudam a realizar ideias criativas e a encontrar soluções eficientes.

Nesse sentido, o objetivo principal de suas obras é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Somado a isso, o arquiteto sempre demonstrou preocupação com a sustentabilidade de suas obras e com o impacto que elas causam ao meio ambiente.

Ter consciência ecológica é, portanto, um dos principais ensinamentos que o universo da construção civil pode aprender com Norman Foster. É fundamental pensar as construções dentro do contexto e do ambiente em que elas serão realizadas.

Exemplos de boas práticas de Foster são o uso de materiais renováveis, de economia de energia e de uso consciente da luz natural. Tendo como uma das maiores preocupações o aquecimento global, Norman Foster afirma:

norman-foster-10

Gostou de conhecer mais sobre Norman Foster? Continue acompanhando nosso blog e conheça outros arquitetos importantes!

Leia também:

+ Grandes nomes da arquitetura: conheça Zara Hadid

+ Grandes nomes da arquitetura: conheça Tom Wright

+ 5 sistemas construtivos inovadores que você precisa conhecer