Arquitetura

Conheça os principais tipos de esquadrias e os seus materiais

Compartilhe nas redes sociais:

No momento em que se está construindo ou reformando uma casa, podem surgir algumas dúvidas sobre os melhores tipos de esquadrias para a obra. Afinal, esse produto se trata de uma peça importante de decoração que muda todo o design de uma residência.

Sendo assim, você sabe como escolher o mais adequado para o seu projeto? Fique atento a este conteúdo, pois explicaremos quais são os mais utilizados no mercado e do que são feitos. Assim, você conseguirá compreender qual material atende às suas expectativas e como aplicar da melhor forma. Confira!

Quais são os principais tipos de esquadrias que existem no mercado?

Antes de falar dos tipos de esquadrias, vamos esclarecer o que é esse produto. Trata-se de tudo o que é usado para fechar aberturas e vãos, como as janelas e os portões.

Dependendo da estrutura, uma porta de correr pode ficar mais apropriada. Se há varandas, fica elegante colocar esquadrias de alumínio para o envidraçamento, e assim por diante. Agora que você compreendeu esse ponto, vamos aos principais tipos de modelos encontrados no mercado:

De abrir

As mais convencionais, são aquelas com uma única folha que abrem com dobradiças. Em outras palavras, as portas de abrir tradicionais. Há casos em que são utilizadas esquadrias no fechamento de sótãos também.

De correr

Modernas, funcionam com a lógica de deslizar o objeto para o lado. São muito úteis em cenários nos quais se pretende utilizar melhor o espaço. A área que se tem para construir também pode não ser suficiente; por isso, o modelo é escolhido.

Em outras situações, a opção é estratégica. Isso para que o revestimento seja feito da cor da parede ou de madeira dos móveis planejados, e assim o item fique “camuflado”

Tipo guilhotina

Este tipo de esquadria é mais visto em casascom design mais vintage(algo clássico). Ele faz com que a janela abra de baixo para cima, até metade, ficando presa por uma espécie de apoio pequeno, dobrável.

Basculantes

Os basculantes são muito usados em áreas como lavanderias e banheiros, por serem menores e permitirem ventilação do espaço. Porém, existem categorias com uma abertura maior, utilizadas em sótãos, por exemplo.

Por fim, em relação aos materiais, esse produto pode ser feito de:

  • Madeira
  • Alumínio
  • PVC (plástico)
  • Ferro
  • Aço
  • Vidro

O que levar em consideração ao escolher tipos de esquadrias?

Para fazer um planejamento de obras eficiente e acertar na escolha, é importante pensar nos seguintes fatores:

1-Local de instalação

O primeiro ponto é observar o local em que a esquadria será instalada. Assim, é possível ver quais tipos combinam com ele.

O que precisa ser analisado é a questão do ambiente e do design para ver o que ficará mais harmônico e conversará com os objetos em si, como de exposição e resistência.

2-Resistência em si

Áreas externas podem ficar mais sujeitas à ação de ventos e chuvas; por isso, as opções de madeira podem não ser recomendadas. Se elas forem escolhidas, é preciso garantir que o material seja tratado para resistir à água, por exemplo.

O vidro tem elegância, mas requer bastante atenção. Se ficar próximo a locais em que se pratica esportes ou atividades que possam ocasionar impactos mais frequentes, como os quintais, pode ser quebrado facilmente.

3-Vedação e dia a dia

Outro ponto muito importante a se observar é a capacidade de isolamento acústico. Em locais em que o silêncio é muito priorizado, como quartos e escritórios, optar por esquadrias e fechamentos de vidro pode ser bastante indicado.

Por outro lado, espaços como salas e cozinhas, que requeiram uma boa ventilação, podem se beneficiar mais com as opções de madeira ou de alumínio.

Este último, aliás, oferece grande praticidade na hora de limpar. Ele tolera melhor tanto produtos de limpeza mais fortes quanto utilização direta de água, além de não marcar tão facilmente. Em contrapartida, a sofisticação do vidro pode ser o toque especial em ambientes com design diferenciado e favorecer a sua iluminação natural.

Por isso, não existe resposta certa sobre qual tipo escolher, mas, sim, aquele que melhor atende às expectativas de quem vai usufruir o espaço.

Conseguiu entender melhor os tipos de esquadrias disponíveis no mercado? Aproveite para assinar a nossa newsletter e estar sempre por dentro de dicas sobre como deixar seus ambientes ideais!