Arquitetura

Conheça os 10 projetos sustentáveis vencedores da 22ª edição do Prêmio AIA

Compartilhe nas redes sociais:

Todo ano, o Instituto Americano de Arquitetura (AIA), juntamente com o Comitê de Meio Ambiente (COTE), anuncia os melhores projetos sustentáveis do ano. Com padrões bastante rigorosos, a premiação é o mais alto reconhecimento quando o assunto é arquitetura sustentável. Afinal, o Comitê do Meio Ambiente valoriza a qualidade e a beleza alinhados com o cuidado e a preocupação com a sociedade, alcançados somente em projetos sustentáveis e conscientes.

Neste ano, na sua 22ª edição, as edificações premiadas traduzem a importância do valor econômico e ecológico que a elaboração de projetos gera para a sociedade. Os premiados possuem em comum uma característica forte de engajamento social, que leva em consideração a sustentabilidade e o interesse social, desde o planejamento até a execução do projeto.

Luz natural, vistas externas, sistema de coleta de água e outros elementos biofílicos são essenciais para garantir uma certificação LEED ao empreendimento e aumentar as chances de projetos sustentáveis ganharem esta certificação.

Para você ter uma ideia, um dos projetos premiados foi a Escola bilíngue Mundo Verde, localizada em Washington, nos Estados Unidos. Lá, a água da chuva é reaproveitada e a nutrição e bem-estar dos alunos são garantidos através de uma iniciativa de educação alimentar chamada “Do jardim ao prato”.

Deste modo, podemos perceber que, para a seleção dos vencedores, as palavras de ordem foram engajamento e responsabilidade social. Dentre os premiados estão escolas, institutos de arte, academias, galerias, bibliotecas, centros tecnológicos e até uma casa de cervejas, e apenas um dos projetos não está localizado nos EUA.

Para conhecer os projetos sustentáveis vencedores de 2018, confira as imagens abaixo:

Se quiser saber mais sobre a premiação, acesse o site oficial do prêmio.