Arquitetura

Como construir uma churrasqueira para sua casa

Compartilhe nas redes sociais:

Tem coisa mais tradicionalmente brasileira do que reunir a família e/ou amigos no final de semana para fazer um churrasco? E por isso a churrasqueira está presente na maioria dos projetos de casas e apartamentos, seja na sua concepção ou em uma futura reforma.

Claro que para construir a sua churrasqueira é aconselhável buscar a ajuda de um profissional que faça um projeto que atenda às suas especificações. Ele vai saber analisar todas as suas necessidades e limitações para criar o melhor projeto.

Mas nós vamos dar algumas dicas para você já ir pensando em como quer criar esse ambiente de confraternização na sua casa.

Uma das ideias mais interessantes e práticas é buscar um espaço nos fundos da residência. O espaço deve ser pensado de acordo com a sua rotina: maior e mais completo se você gosta de receber amigos todo fim de semana para um churrasco, ou mais compacto e simples para eventos esporádicos.

A estrutura da churrasqueira

As estruturas mais populares são as churrasqueiras de alvenaria, mas é possível encontrar modelos pré-fabricados, que começam a funcionar logo que montados, enquanto os modelos de alvenaria ficam prontos entre 10 a 15 dias pelo menos, dependendo do tamanho e da complexidade da obra.

Churrasqueiras construídas costumam durar mais e oferecem um melhor rendimento térmico, além de serem feitas sob medida. Já as churrasqueiras pré-moldadas não oferecem muitas opções de tamanho e espaço, mas se você quiser algo mais rápido de montar e de menor custo, pode optar por essa opção.

churrasqueira-2

A iluminação

Assim como na cozinha, a churrasqueira é uma área de manipulação de alimentos. Por isso, é importante que este espaço esteja bem iluminado – seja pela luz natural ao longo do dia como com lâmpadas de LED à noite.

Por isso, esse é o momento de pensar em soluções práticas e criativas, como luminárias coloridas, pendentes personalizados ou metálicos – capazes de trazer cor e uma certa dinâmica ao ambiente.

A fumaça da churrasqueira

A “garganta” ou coifa, que é a parte que vai afunilando, tem que ter uma boa largura e altura para conseguir puxar toda a fumaça para a chaminé, que também não pode ser muito estreita para dar conta de expelir toda a fumaça.

A coifa pode ser metálica ou você pode instalar uma elétrica, como as de cozinha, que puxam a fumaça com um exaustor elétrico. Mas cuidado! Se o sistema puxar demais a fumaça, acaba gastando muito carvão e o churrasco vai demorar muito mais para ficar pronto.

Para a fumaça não voltar

Se você tiver um telhado muito inclinado, o ideal é você subir a chaminé até conseguir uma distância entre o topo da chaminé e o telhado, na faixa de 60 a 80 cm.

Prédios, muros, casas vizinhas e outros obstáculos no entorno também devem ser levados em conta na hora de calcular a altura da chaminé. Eles influenciam na corrente de vento e por isso, é preciso evitar que tenha entrada de vento na churrasqueira e empurre a fumaça para os seus convidados.

Não é difícil, mas alguns detalhes não podem passar despercebidos para não causar desconfortos ou incômodos futuros com o calor, fumaça ou falta de iluminação.

Pronto. Agora é só chamar um arquiteto e aproveitar!