Velocidade Fixa

 

Motor Síncrono de Baixa Velocidade

Os Motores Síncronos também são amplamente utilizados em sistemas de acionamento de moinho de velocidade fixa com o uso de embreagem a ar entre o eixo do motor e o pinhão do moinho para proporcionar um método de partida suave. O uso dos Motores Síncronos pode também proporcionar correção do fator de potência com excitação de campo externa; ele pode ser projetado com um número elevado de polos, alcançando velocidade nominal quando acoplado diretamente ao pinhão do moinho sem a utilização de redutores grandes e caros. Além dos níveis de eficiência, correção do fator de potência, torques elevados e baixa corrente de partida, a velocidade constante sob variações de carga e os baixos custos operacionais e de manutenção são as principais razões pelas quais os Motores Síncronos da WEG são utilizados em sistemas de acionamento de moinho.

 

Motores de Indução

Para moinhos de bolas e SAG/AG com pinhão simples ou duplo, os Motores com Rotor de Gaiola são normalmente usados quando são necessárias velocidade fixa e baixa corrente de partida. Os Motores de Indução WEG (Linha Master) são projetados com sistemas de resfriamento a ar (resfriamento ar-ar totalmente fechado) ou à água (resfriamento ar-água totalmente fechado), alta eficiência e confiabilidade e câmara de anel coletor separada, evitando a contaminação do enrolamento com o pó das escovas. Em conjunto com as vantagens operacionais do Motor com Rotor de Gaiola, a WEG desenvolveu um dispositivo motorizado de levantamento de escovas que é responsável pelo curto-circuito do rotor quando o motor atinge sua velocidade nominal, aproveitando os torques elevados de partida e a baixa corrente de partida juntamente com o mínimo desgaste das escovas e anéis coletores, reduzindo drasticamente as paradas dos moinhos para manutenção. Em uma faixa de variação de velocidade, sistemas de recuperação de energia de escorregamento podem ser usados em conjunto com o sistema de partida tradicional (reostato líquido) com o objetivo de recuperar a energia dissipada do circuito do rotor para o barramento principal.

Velocidade Variável

 

Sistemas de Acionamento de Pinhão Simples ou Duplo

Projetado para acionar e controlar a velocidade de Motores de Média Tensão acoplados a moinhos SAG/AG, de bolas e HPGR com pinhão duplo ou simples, o Inversor de Frequência MVW01 utiliza tecnologia de última geração através de uma estrutura multinível com IGBTs de Média Tensão, reduzindo as correntes harmônicas no motor a níveis extremamente baixos.

O recurso de compartilhamento de carga que opera duas unidades de Média Tensão em uma configuração mestre-escravo permite acionar moinhos de grandes potências. A WEG pode oferecer um sistema completo de acionamento de moinho para aplicações que exigem confiabilidade, alto nível de disponibilidade, fácil configuração e atualizações do sistema, uma vez que Quadro de Distribuição de entrada, Transformador Defasador a seco ou a óleo, Inversor de Frequência e Motor de Indução ou Síncrono de Baixa Velocidade fazem parte do escopo de fornecimento da WEG. A configuração do retificador de entrada em arranjo multipulso reduz as distorções harmônicas de corrente e tensão no lado da alimentação, atendendo as recomendações da IEEE 519. O Inversor de Frequência MVW01 opera com microprocessador de 32 bits em tempo real e proporciona controle preciso de velocidade/torque para controle de acionamento simples ou duplo com compartilhamento de carga.

Bombas de Polpa

Plantas de concentração possuem muitos equipamentos críticos. Entre elas, estão as bombas de polpa para a descarga do moinho e o processo de alimentação do ciclone.

Tradicionalmente bombas de polpa são acionadas por Motores de Indução de Gaiola juntamente com um redutor a fim de atingir a velocidade nominal da bomba. Uma alternativa é o conceito de acionamento sem engrenagens que elimina o redutor entre a bomba e o motor, aumentando assim a eficiência geral e diminuindo o custo e o tempo de manutenção. 

Bombas de alimentação de ciclone e bombas de descarga de moinho acionadas por um sistema de motores de indução de gaiola de alta polaridade e inversores de frequência otimizam o fluxo de polpa através do sistema de controle, mantendo o consumo de energia em seu nível mais eficiente. Para alcançar este objetivo, a frequência nominal do motor é ajustada para o ponto operacional mais eficiente com base na curva de torque da bomba específica.

Mesmo assim, bombas configuradas tradicionalmente com acionamento por engrenagens, tanto centrífugas como de diafragma, também têm sido amplamente instaladas em várias plantas de concentração mineral utilizando soluções de motores e acionamentos WEG.

Células de Flotação

Células de Flotação

Os produtos WEG são desenvolvidos com tecnologia inovadora, alta eficiência e foco em redução de custos operacionais. Atendem as mais severas exigências do processo de flotação para garantir qualidade e os melhores resultados.

Saiba mais sobre as novidades da WEG em Mineração.

Gostou da Solução e quer saber como adquirir? Escolha uma das opções abaixo e encontre o produto que você deseja:

Deseja contatar um dos nossos vendedores?

Onde comprar

Quer encontrar nosso assistente técnico mais próximo?

Encontre um Assistente Técnico

Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas.

Fale Conosco
Política de Privacidade | Declaração de Uso de Cookies | Termos e Condições de Uso | RSS | © 2019 WEG. Todos os direitos reservados.