A WEG anunciou hoje a aquisição do controle de duas empresas no exterior: o ZEST Group, companhia com sede na África do Sul formado pela distribuidora líder em motores elétricos naquele mercado e por companhias especializadas na montagem de painéis elétricos industriais, na integração de produtos para a montagem de grupos geradores e na prestação de serviços de comissionamento elétrico; e a Voltran, fabricante de transformadores com sede no México.

Voltran

A WEG anunciou a aquisição de participação adicional no capital da Voltran S.A. de C.V., companhia mexicana fabricante de transformadores, elevando sua participação a 60% do capital.

A parceria entre as duas companhias iniciou-se em 2006, quando a WEG adquiriu da família Jimenez, controladora da Voltran, 30% do capital da companhia mexicana. A Voltran atua no segmento de transformadores de distribuição e força, e atingiu faturamento de US$ 70 milhões em 2009.

A parceira amplia-se em um momento de boas perspectivas de consolidação da participação no mercado mexicano. “A Voltran tem uma marca muito forte no México e tem conquistado a preferência dos clientes com produtos de alta qualidade e capacidade de entrega” afirmou o Diretor Presidente da WEG, Sr. Harry Schmelzer Jr. “Os excelentes resultados obtidos nesta parceria nos motivaram para esta decisão. Tanto a WEG Mexico como a Voltran cresceram muito nestes últimos quatro anos, acima do que cada um de nós poderia conseguir isoladamente. Nos qualificamos para avançar além do México, entrando definitivamente no mercado de energia nos Estados Unidos” complementou.

Para o Presidente da WEG “a aquisição traz ganhos de sinergia nas áreas administrativas, de engenharia e vendas. Esses ganhos permitirão nosso avanço na produção local de novas linhas, como a de transformadores a seco, e em fornecimentos mais complexos, como Subestações de Energia”.

Veja fotos da Voltran e alguns fornecimentos no mercado mexicano: http://bit.ly/bIeIkk

ZEST Group

O ZEST Group é sediado na África do Sul e é formado pela distribuidora líder em motores elétricos naquele mercado e por companhias especializadas na montagem de painéis elétricos industriais, na integração de produtos para a montagem de grupos geradores e na prestação de serviços de comissionamento elétrico.

Ao longo de mais de 30 anos de existência, o ZEST Group tornou-se parceiro da WEG na África do Sul, importando e distribuindo produtos WEG. Neste período conquistou expressiva participação em todas as linhas de negócios, em particular nos motores elétricos, no qual se tornou líder do mercado sul-africano. A carteira de clientes é formada pelas maiores empresas operando no sul do continente africano, dentre elas empresas nos segmentos de mineração, petróleo & gás e energia.

O Diretor Presidente da WEG, Sr. Harry Schmelzer Jr., destacou a atratividade da transação, ao afirmar que “a África do Sul já é um mercado importante e as perspectivas são de que o país e o continente continuem crescendo acima da média mundial”. O Sr. Schmelzer afirmou que “o trabalho realizado pelo ZEST Group no mercado sul-africano foi realmente notável. Acreditamos que a combinação destas pessoas e a participação direta da WEG formarão uma receita forte para o crescimento continuado e nos permitirão aproveitar oportunidades de porte ainda maior, expandindo negócios por todo o continente africano”.

O Presidente da WEG destacou ainda a possibilidade de aproveitar a experiência da WEG em outros mercados para desenvolver ainda mais a presença na África do Sul. “Podemos potencializar nossa grande experiência em energia, mineração e petróleo & gás em nossa atuação neste mercado.”

O ZEST Group, que obteve faturamento superior a US$ 200 milhões no último exercício, será, uma vez concretizada a transação, incorporado à WEG, tornando-se a vigésima quarta subsidiária no exterior. “Este é mais um passo importante dentro da estratégia de internacionalização da Companhia”, acrescentou o Sr. Schmelzer.

Veja fotos de fornecimentos da WEG no mercado sul-africano em: http://bit.ly/dxKuXj