A Eskom, fornecedora pública de energia da África do Sul, encomendou 67 transformadores com potências que variam de 2,5 MVA a 80 MVA, num ambicioso projeto de infraestrutura face a urgente necessidade de ampliação da rede elétrica, por conta de demanda local, sem contar a iminente Copa do Mundo de 2010.

"Um agravante neste contrato é o prazo extremamente apertado”, diz Gary Daines, diretor de projetos da Zest Electric Motors, distribuidor WEG na África do Sul. “Somente conseguimos garantir o prazo de entrega graças às recentes ampliações das nossas unidades de produção no Brasil”, completa.

Os transformadores serão instalados nas seguintes regiões: Umtata, Durban, Cape Town, Newcastle, Margate e Dwaalboom. Além da entrega desses equipamentos, a Zest é igualmente responsável pela instalação e comissionamento. Daines diz que já sub-contratou empresas locais para auxiliar nos processos. Estas, inclusive, virão para a WEG, no Brasil, para cursos específicos.

A tinta aplicada nos equipamentos, desenvolvida pela própria WEG, é totalmente resistente à corrosão: com tal proteção, os transformadores podem ser instalados nos ambientes mais agressivos.

O gasto total que o governo sul-africano terá com infraestrutura, estádios e segurança deverá girar em torno de 1 bilhão de dólares. A expectativa é atrair dez milhões de turistas ao país no ano da Copa. O número representa um aumento de quase 20% em relação ao total de visitantes de 2006, de 8,4 milhões. Só durante o torneio, o esforço é para atrair quase meio milhão de estrangeiros.