A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta segunda-feira (8), uma sessão especial para homenagear empresas e organizações que se destacaram em meio à crise econômica decorrente das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A WEG foi uma das empresas homenageadas e convidada para representar o setor Industrial do Estado de Santa Catarina na solenidade, que contou com a parceria das entidades que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem).

Para o Presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr., as ações realizadas pelas indústrias nacionais foram fundamentais não só para amenizar os impactos na pandemia na vida das pessoas, mas também para salvar vidas.

"Todo o setor industrial sabe os desafios que as empresas tiveram, e ainda vem tendo, para combater a pandemia. Todos tiveram que se esforçar e se mobilizar muito rápido para desenvolver medidas protetivas e preventivas em seus ambientes. Passados quase dois anos de pandemia, tudo isso parece normal hoje, mas demandou uma adaptação rápida que certamente ajudou a proteger os nossos colaboradores e suas famílias. Olhamos para dentro e protegemos os nossos colaboradores, mas também olhamos para fora, para as necessidades das nossas comunidades. Muitas empresas se mobilizaram para produzir máscaras, álcool gel e diversas outras as iniciativas, como doações de testes, recursos e equipamentos para hospitais. Todos se engajaram apoiando esforços que a sociedade organizada liderou com muita competência. Este exemplo mostra claramente a importância da indústria brasileira, que se mostrou ainda mais relevante e estratégica neste momento difícil”, declara.

Já no início da pandemia a WEG participou do manifesto “Não Demita”, visando preservar os empregos com a preocupação de minimizar os impactos negativos da pandemia na economia das famílias. A companhia teve ainda a ousadia de produzir Ventiladores Pulmonares destinados a UTI para atender a demanda do governo e ajudar no enfrentamento da pandemia. A empresa conseguiu, através de um processo de reconversão industrial, remodelar áreas fabris e deslocar mais de 100 colaboradores para atender à demanda de produzir um produto que nunca tínhamos produzido antes. Dada a emergência da situação, em uma verdadeira operação de guerra, que levou um pouco mais de 30 dias, a WEG começou a entregar ao Governo do Estado de Santa Catarina e ao Governo Federal estes equipamentos. Foram 1.000 Ventiladores Pulmonares entregues no total, que ajudaram a salvar muitas vidas.