A Manutronik Comércio de Serviços e Motores Elétricos - Assistência Técnica 5 Estrelas WEG - acaba de receber a certificação para reparo, revisão e recuperação de motores elétricos aplicados em Atmosferas Explosivas, conforme norma ABNT NBR IEC 60079-19 e com os requisitos do sistema internacional de certificação "Ex" da IEC, o IECEx System. No mundo apenas 55 empresas possuem esta certificação.

Concedido pelo Organismo de Certificação de Produto (OCP) BVC - Bureau VeritasCertification - o documento atesta a empresa a realizar reparo, revisão e recuperação de motores elétricos de baixa e alta tensão para atmosferas explosivas de gases inflamáveis e poeiras combustíveis com tipos de proteção "d", "e", "n" e "t".

Em maio deste ano foi publicada a Portaria do INMETRO 179, que estabelece a obrigatoriedade, a partir de maio de 2013, da certificação de acordo com a Norma NBR IEC 60079-19 – Atmosferas Explosivas para as empresa que desejarem realizar o reparo, revisão e recuperação de motores aplicados em ambientes com atmosferas explosivas.

“Nós resolvemos nos antecipar e desde então começamos a nos estruturar diante das exigências de um novo mercado. A partir do treinamento realizado na WEG, em setembro de 2009, a empresa estruturou o seu planejamento estratégico, investiu na modelo de gestão, na elaboração de procedimentos de processos administrativos e serviços, na estrutura civil, em equipamentos de medição e principalmente no processo de capacitação de toda equipe técnica. O apoio da WEG através de treinamentos e organização foi fundamental para esta conquista”, comentam Dirceu Feriotti e João Carlos de Godoy, diretores da Manutronik.

O projeto de certificação para Atmosferas Explosivas tem como base o Sistema de Gestão baseado na norma ISO 9001:2008, o qual também foi objeto da certificação.

Ainda de caráter inédito em muitos continentes, a certificação vem atender antigas necessidades das empresas usuárias de equipamentos e de instalações de equipamentos para atmosferas explosivas, que não contavam, até então, com oficinas de reparo aptas a atender os requisitos normativos "Ex".

“A Manutronik está participando ativamente de um momento muito importante na história da manutenção de equipamentos elétricos no Brasil. Essa certificação é um grande diferencial competitivo para o mercado Petro Químico e esperamos ampliá-la para toda a nossa rede de Assistência Técnica no Brasil”, explica Charles de Aquino Amorim, Gerente do Departamento de Assistência Técnica da WEG.”

Fundada em 1979, a Manutronik é o segundo Assistente Técnico WEG a conquistar a Certificação em Atmosferas Explosivas, mas sendo a primeira para realizar reparo, revisão e recuperação de motores baixa e alta tensão e em drives. Numa área de 3 mil m2, equipada de Pontes Rolantes, Salas de Treinamento, Laboratório de Ensaios e frota própria, a empresa presta serviços de venda e conserto de equipamentos elétricos, motores especiais, C.A. e C.C., montagem de painéis e automação industrial.